INAUGURAÇÃO DA PONTE DA ALIANÇA A 30 DE OUTUBRO

No seguimento da política de investimento municipal, a Câmara Municipal vai inaugurar a obra de Construção da Ponte de Santo Adrião (Ponte Nova – “Aliança”) e respetivos acessos, no próximo dia 30 de outubro, pelas 10.00h.

Pelas 14.00h, a Câmara Municipal irá promover uma mega almoço comemorativo da efeméride, aberto à população em geral, com inscrições limitadas ás primeiras 500 pessoas, mediante inscrição prévia até ao dia 27 de outubro nas sedes das juntas de freguesia da União de Freguesias de Tagilde Vizela S. Paio e da Junta de Freguesia de Santo Adrião, ou na sede da Câmara Municipal, presencialmente ou através do email geral@cm-vizela.pt.

A construção da Ponte da Aliança, que fará a ligação entre as Freguesias de Vizela (Santo Adrião) e a União das Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), vai reduzir, diretamente e de forma substancial, o tráfego no centro urbano, tal como o número de quilómetros a realizar nos transportes das mercadorias em particular aos pesados, os mais poluidores, garantindo a redução da poluição atmosférica, do ruído, das emissões de gases com efeito de estufa.

De acordo com o projeto de execução, a construção da Ponte contempla: Ponte numa extensão de 60,00 metros, com um único arco (vão de 45,00 metros), tabuleiro de 10,00 metros de largura e passeios para peões de 1,50m em ambos os lados;  eletrificação, nomeadamente colocação de iluminação pública e negativos inferiores para passagem de futuras infraestruturas; colocação de tubagem em manilhas de betão com 1,00 metro de diâmetro; guardas metálicas em ferro de proteção para os utilizadores da ponte.

Desta obra consta também a requalificação das vias de acesso à Ponte da Aliança, quer na parte da União das Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), nomeadamente a requalificação da Rua da Trancosa, entre o Edifício Porta de Ferro (com execução de rotunda) até à ponte existente (Ponte Nova), quer na parte da freguesia de Vizela (Santo Adrião), nomeadamente a requalificação da Rua de Bouçó em toda a sua extensão até à EN 101-3.

Os trabalhos efetuados nestas vias traduziram-se no alargamento das vias; construção de muros de vedação; construção de passeios para peões; execução de rede de águas pluviais; alteração das infraestruturas de iluminação pública e outras, traduzindo-se numa significativa melhoria de ligação para o trânsito da EN 101-3, bem como garantir as condições de segurança para os peões.

A Câmara Municipal considera a construção desta travessia como uma obra fundamental para o Concelho de Vizela, que vem agora garantir e consolidar a rede viária municipal.