INAUGURAÇÃO DA PONTE DA ALIANÇA ADIADA PARA 6 DE NOVEMBRO COM A PRESENÇA DA MINISTRA DA COESÃO TERRITORIAL

Tendo em atenção as condições meteorológicas previstas para o próximo fim de semana, a Câmara Municipal de Vizela informa que a inauguração da obra de Construção da Ponte de Santo Adrião (Ponte Nova – “Aliança”) e respetivos acessos, foi adiada para sábado, dia 6 de novembro, pelas 10.00h. A cerimónia será presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Dra. Ana Abrunhosa.

Conforme já estava previsto, pelas 14.00h, a Câmara Municipal irá promover uma mega almoço comemorativo da efeméride, aberto à população em geral, com inscrições limitadas ás primeiras 500 pessoas, mediante inscrição prévia até ao dia 3 de novembro nas sedes das juntas de freguesia da União de Freguesias de Tagilde Vizela S. Paio e da Junta de Freguesia de Santo Adrião, ou na sede da Câmara Municipal, presencialmente ou através do email geral@cm-vizela.pt.

A construção da Ponte da Aliança, que fará a ligação entre as Freguesias de Vizela (Santo Adrião) e a União das Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), vai reduzir, diretamente e de forma substancial, o tráfego no centro urbano, tal como o número de quilómetros a realizar nos transportes das mercadorias em particular aos pesados, os mais poluidores, garantindo a redução da poluição atmosférica, do ruído, das emissões de gases com efeito de estufa.

De acordo com o projeto de execução, a construção da Ponte contempla: Ponte numa extensão de 60,00 metros, com um único arco (vão de 45,00 metros), tabuleiro de 10,00 metros de largura e passeios para peões de 1,50m em ambos os lados;  eletrificação, nomeadamente colocação de iluminação pública e negativos inferiores para passagem de futuras infraestruturas; colocação de tubagem em manilhas de betão com 1,00 metro de diâmetro; guardas metálicas em ferro de proteção para os utilizadores da ponte.

Desta obra consta também a requalificação das vias de acesso à Ponte da Aliança, quer na parte da União das Freguesias de Tagilde e Vizela (S. Paio), nomeadamente a requalificação da Rua da Trancosa, entre o Edifício Porta de Ferro (com execução de rotunda) até à ponte existente (Ponte Nova), quer na parte da freguesia de Vizela (Santo Adrião), nomeadamente a requalificação da Rua de Bouçó em toda a sua extensão até à EN 101-3.

Os trabalhos efetuados nestas vias traduziram-se no alargamento das vias; construção de muros de vedação; construção de passeios para peões; execução de rede de águas pluviais; alteração das infraestruturas de iluminação pública e outras, traduzindo-se numa significativa melhoria de ligação para o trânsito da EN 101-3, bem como garantir as condições de segurança para os peões.

A Câmara Municipal considera a construção desta travessia como uma obra fundamental para o Concelho de Vizela, que vem agora garantir e consolidar a rede viária municipal.