INICIA DIA 1 DE JUNHO OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DA RUA JOAQUIM PINTO

No seguimento da política de requalificação do centro urbano de Vizela, do Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável – RUS, inicia na próxima segunda feira, dia 1 de junho, a obra de requalificação da Rua Joaquim Pinto, sendo que Rua estará encerrada ao trânsito.

De realçar que a obra de requalificação da Rua Joaquim Pinto vem no seguimento da requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria, que este Executivo decidiu alargar às artérias adjacentes, nomeadamente a requalificação da Rua Dr. Abílio Torres, da Rua Ferreira Caldas e da Rua Dr. Pereira Caldas (Rua da Rainha), sendo que tudo vai nascer do coração da cidade e vai espalhar-se ao longo de todas as artérias circundantes.

A Câmara Municipal de Vizela considera muito importante a revitalização do centro urbano, que há mais de 10 anos que não via uma única obra no centro, sendo que este Executivo veio alterar por completo este paradigma, tendo implementado o RUS – Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável, que integra um conjunto de intervenções integradas nos espaços públicos, num investimento de cerca e 3,5M€, sendo investimento próprio de 1M€, e que irá tornar irreconhecível o centro urbano de Vizela.

De destacar que o projeto para a requalificação da Rua Joaquim Pinto, para além da requalificação da via e passeios, apresenta como principal objetivo a criação de um espaço específico para o estacionamento de curta duração para os utentes da escola, sem interferir com o trânsito do arruamento.

O projeto contempla ainda a elevação de toda a faixa de rodagem existente e da praceta a edificar para a cota dos passeios; a colocação de canaletes e grelhas de recolha de águas pluviais entre o passeio e a faixa de rodagem; o condicionamento da velocidade, através de colocação de sinalização adequada, de modo a facilitar o atravessamento pedonal; a alteração do material dos passeios para um mais acessível e com melhores condições, criando-se assim uma plataforma de passeio mais agradável à circulação pedonal; a retificação do mobiliário urbano na área do arruamento, assim como a colocação de dissuasores, no seguimento e nos termos da mesma filosofia da intervenção realizada na Rua Ferreira Caldas.

A Câmara Municipal de Vizela apela à cooperação e compreensão de todos os munícipes, pedindo desculpa por todos os constrangimentos resultantes das obras, reiterando que se trata de uma obra de extrema relevância para o Concelho, sendo que a Autarquia irá envidar todos os esforços para que as intervenções decorram de modo a minorar o seu impacto no quotidiano dos munícipes. ​