Iniciou campanha de divulgação do referendo do feriado municipal

No seguimento da realização do referendo municipal de Vizela, que terá lugar no próximo dia 29 de março, a Câmara Municipal iniciou o processo de divulgação do mesmo, tendo já sido colocados os primeiros outdoors.

A Câmara Municipal de Vizela iniciou já também a divulgação nos órgãos e comunicação locais, através da publicação de um capa falsa do RV Jornal e spots na Rádio Vizela, que estarão no ar até ao próximo dia 29 de março. Entretanto a Câmara Municipal realizou um vídeo do apelo à votação no referendo municipal, que já se encontra a circular nas redes sociais.

De relembrar que, no seguimento da aprovação pelos órgãos competentes, Câmara, Assembleia Municipal e Tribunal Constitucional, o referendo terá lugar a 29 de março com a seguinte questão: “Concorda em manter a data do feriado municipal de Vizela no dia 19 de março em vez de a alterar para o dia 11 de julho?”

De destacar que, não obstante terem decorrido mais de 20 anos desde a criação do concelho, a data das comemorações do feriado municipal tem sido objeto de alguma discussão, tendo sido amplamente discutidos, ao longo dos últimos anos, os dias 19 de março, dia da aprovação da criação do concelho de Vizela, e 11 de julho, dia de S. Bento das Peras, Padroeiro de Vizela.

Por essa razão, conforme anunciado publicamente e por ter sido uma promessa eleitoral do Presidente da Câmara Municipal, entendeu este Executivo que deveria ser realizado um referendo local, de modo a auscultar a opinião dos Vizelenses sobre o dia em que devem ser realizadas as comemorações do feriado municipal.​

A Câmara Municipal informa que a votação decorrerá conforme uma eleição normal, e as mesas de voto funcionarão nos locais habituais, sendo que toda a informação pode ser consultada em http://www.cne.pt/content/referendo-local-no-municipio-de-vizela-2020 ou http://www.cm-vizela.pt/referendo.

Assim, no próximo dia 29 de março, os vizelenses são chamados a participar na escolha do feriado municipal, pelo que a Câmara Municipal apela à participação massiva dos vizelenses nesta votação, de forma a encerrar de vez uma questão que se arrasta há vários anos e de forma a que seja definitivamente definido o dia do feriado municipal.