JOVENS AJUDARAM NA PREVENÇÃO E DETEÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

Terminou no passado dia 15 de setembro, o programa Vizela + Verde promovido pela Câmara Municipal de Vizela, no âmbito do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

Neste projeto, que iniciou a 1 de julho, estiveram envolvidos 40 jovens voluntários dos 18 aos 27 anos, de todas as freguesias do concelho de Vizela.

Estes jovens efetuaram vigilância fixa em dois pontos estratégicos do Concelho de Vizela, no Monte do São Bento e Alto de Penabesteira e acionaram mais de duas dezenas de alertas de incêndio dentro e fora do concelho de Vizela, a saber Guimarães, Felgueiras, Lousada e Santo Tirso.

Este projeto traduz-se em mais uma medida de planeamento municipal, com o objetivo de acautelar uma intervenção mais rápida nos incêndios na sua fase inicial, para assim se limitar o seu desenvolvimento.

A Câmara Municipal de Vizela agradece a participação ativa destes jovens “no grande desafio” que é a preservação da natureza e da floresta, e assim reduzir o flagelo dos incêndios, que são os grandes objetivos do programa Voluntariado Jovem para as Florestas.