Jovens de Vizela têm algo a dizer sobre a sua Comunidade e a sua Europa

Ontem, dia 16 de Outubro, 30 jovens Vizelenses, alunos da Escola EB23 de Infias participaram numa sessão de Diálogo Estruturado ao abrigo da iniciativa “Tu na Europa”. Esta iniciativa tem como objectivo fazer uma consulta aos jovens Europeus sobre o futuro das políticas da União Europeia na área da Juventude, partindo das suas realidades locais.

O Conselho Nacional de Juventude, em parceria com a Câmara Municipal de Vizela, deram a oportunidade a este grupo de jovens de se pronunciarem sobre o que entendem ser a principais problemáticas da sua comunidade e desenvolverem propostas e medidas que dessem respostas a esses mesmos problemas.

Os tópicos abordados foram: Ensino de Qualidade, Trabalho Digno para Todos e Todas, Impulsionar a Juventude Rural e Espaços de Participação. Partindo destas temáticas, os jovens diagnosticaram várias questões importantes como a mobilidade dentro do concelho, a relação trabalho-escola, a qualidade dos métodos de ensino ou a diversidade de oportunidades de estudo.

Seguindo a lógica do Diálogo Estruturado, que é o diálogo entre jovens e decisores políticos numa perspectiva mais horizontal, o vereador da juventude da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Jorge Pedrosa, esteve presente para ouvir as propostas e problemáticas apresentadas pelos jovens. Desenvolveu-se um diálogo pedagógico e aberto sobre as políticas de juventude municipais, acolheram-se sugestões e apontou-se caminhos de futuro que possam ir de encontro às efectivas necessidades dos jovens de Vizela.

As propostas finais serão compiladas juntamente com as propostas de outros jovens do país e vão ser apresentadas na União Europeia, como forma de influenciar as medidas políticas para os jovens europeus nos próximos orçamentos.

“Tu na Europa” é o tecido associativo juvenil europeu a trabalhar de forma conjunta com as autoridades locais de forma a aprofundar a democracia e os jovens de Vizela não ficaram de fora.