MAIS UMA GRAVE DESCARGA NO RIO VIZELA – CONVOCATÓRIA DE CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

O Rio Vizela nasce no concelho de Fafe, no Alto de Morgaír, nas freguesias de Aboim e Gontim, e desagua na margem esquerda do Rio Ave, em Santo Tirso. Sendo um dos mais importantes afluentes do Rio Ave, com um curso de água de cerca de 40 Km, o Rio Vizela passa por cinco concelhos, designadamente Fafe, Felgueiras, Guimarães, Vizela e Santo Tirso, constituindo um elemento central para o florescimento da indústria e do turismo.

Ao longo dos últimos anos, atendendo à importância que o Rio Vizela tem para o Concelho, este tem sido objeto de trabalho constante e uma matéria que desperta grande preocupação face às constantes descargas que nele se verificam.

Deste modo, desde que assumiu funções, o Executivo Municipal tem encetado todas as diligências e efetuado todos os esforços para assegurar a despoluição definitiva deste Rio que dá nome à cidade e ao concelho.

Numa primeira fase, este Município esteve numa postura de boa-fé e colaboração com todas as entidades, tendo confiado nas promessas efetuadas pelas estruturas concentradas e desconcentradas da Administração Central.

Contudo, volvidos três anos e verificando-se que esta situação não sofreu qualquer tipo de alteração, o Município de Vizela, face a mais uma descarga da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Serzedo das Águas do Norte, irá avançar com:

• Nova queixa crime contra a Águas do Norte pelo crime de poluição;
  • Denuncia junto das instâncias europeias;
  • Apelo ao boicote às próximas eleições presidenciais, salvo se, entretanto, for apresentada uma solução para a presente problemática.

Assim sendo, o Município de Vizela, convoca a Comunicação Social para uma conferencia de imprensa a realizar no próximo dia 20 de julho de 2020, pelas 15h00, na Marginal Ribeirinha do Rio Vizela.