MINISTRO DAS INFRAESTRUTURAS E DA HABITAÇÃO EM VIZELA PARA VISITA A HABITAÇÕES SOCIAIS

No próximo dia 27 de julho, Vizela vai receber a visita do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, acompanhado pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, para visita a habitações sociais, resultado do acordo de colaboração, no âmbito do Programa 1.º Direito, assinado entre a Câmara Municipal de Vizela e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

A visita iniciará às 11.30h, com uma visita às habitações na Rua do Tratado da Aliança, n.º40, na União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio (4 habitações/ 1 T1 + 1 T2 + 2 T3)), seguindo-se depois uma visita às habitações na Rua dos Moinhos – União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio – 4 habitações (4 T2).

Depois das visitas, realizar-se-á uma receção no edifício sede da Câmara Municipal, onde terão lugar as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Cumpre destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem já disponíveis para entrega 21 habitações das 90 constantes do acordo de colaboração, no âmbito do Programa 1.º Direito, assinado com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

De relembrar que o acordo de colaboração, no âmbito do Programa 1.º Direito, foi assinado entre o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, e a Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), Isabel Dias e homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, em Vizela, e onde também esteve presente o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

Assim, o referido acordo define a programação estratégica das soluções habitacionais a apoiar ao abrigo do programa 1.º Direito para 90 agregados, com carências habitacionais e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada, e que compreende a reabilitação, a aquisição e a construção de prédios ou empreendimentos habitacionais.

O Acordo de colaboração prevê um investimento toral estimado necessário ao cumprimento dos objetivos indicados no acordo de 7.164.880,00€, sendo que o IHRU, I.P. prevê disponibilizar um financiamento que se estima no valor máximo de 66.631.039,00€, de acordo com a programação financeira constante do acordo.