PASA COVID 19 TERMINA NO FINAL DO MÊS DE JULHO

Na sequência do surto da nova estirpe de coronavírus SARS-COV-2, o Município de Vizela implementou o Programa de Apoio Municipal Vizela COVID-19.

Uma das medidas principais do PROGRAMA DE APOIO MUNICIPAL VIZELA COVID-19 é o PASA COVID 19 – Programa de Apoio ao Sistema de Alimentação – COVID 19, que consiste na distribuição de cabazes alimentares de forma a assegurar que os idosos ou pessoas que se encontrem numa situação de especial vulnerabilidade, que vivam isolados ou estejam em casa sozinhos, sem apoio de rede familiar ou de assistência social tenham acesso a bens essenciais como a alimentação, se mantenham em casa e, assim, evitar a propagação do surto epidémico.

Assim, a Autarquia tem distribuído estes cabazes, desde o passado mês de março, e ao longo dos últimos quatro meses, uma vez por semana, contando com o apoio pontual de várias entidades, tendo já contado o apoio do Intermarché, das padarias Celeste, do Núcleo de Árbitros de Vizela e da Iniciativa Solidária – Vizela, que ofereceram bens alimentares de primeira necessidade.

Para além destes apoios, este programa conta semanalmente com o apoio das Águas S. Martinho que fornecem água para os cabazes e são distribuídos gratuitamente pela empresa FEMA.

Assim, no seguimento do Plano de Desconfinamento do Governo no âmbito do combate à pandemia, e tendo em atenção que Portugal deixou de estar em estado de calamidade para entrar em estado de alerta, a Câmara Municipal informa que o PASA COVID 19 – Programa de Apoio ao Sistema de Alimentação – COVID 19, terminará no final deste mês de julho.

De destacar que esta medida abrangeu cerca de 50 famílias e visou garantir a respetiva entrega domiciliária semanal de cabazes alimentares essenciais a uma alimentação equilibrada e foi implementada enquanto o surto se fez sentir no Concelho de Vizela.