PETIÇÃO PÚBLICA ‘SALVEM O RIO VIZELA’ COM ASSINATURAS ATÉ 25 DE SETEMBRO

Ao longo dos últimos tempos, o Município de Vizela tem encetado todas as diligências e efetuado todos os esforços para combater, de forma assertiva, todos e quaisquer atos poluidores do Rio Vizela e, assim, alcançar a sua despoluição definitiva em prol de Vizela e dos Vizelenses.

No seguimento das ações que têm sido efetuadas, na prossecução do objetivo de devolver o Rio ao Vizelenses, a Câmara Municipal de Vizela lançou no inicio de agosto uma petição pública online – SALVEM O RIO VIZELA, a qual pode ser assinada em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=riovizela.

Esta petição foi também disponibilizada na versão em papel, disponível no edifício-sede do Município na Praça do Município, nas sedes das Juntas de Freguesia, e em todas as associações do Concelho, para que possa ser assinada por todos.

Assim, e tendo em atenção que no próximo dia 29 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela será ouvido em sede de Comissão de Ambiente Energia e Ordenamento do Território, sobre as descargas poluentes no Rio Vizela, é intenção da Câmara Municipal entregar a petição na Assembleia da República, pelo que se apela a todos os vizelenses que ainda não assinaram a petição que o façam, para que todos juntos possamos contribuir para a resolução definitiva da poluição do nosso Rio.

De realçar e tendo em consideração que o Rio Vizela tem sido objeto de trabalho constante e é uma matéria que desperta grande preocupação face às constantes descargas que nele se verificam, a Câmara Municipal lançou esta petição, solicitando que esta problemática seja debatida em sede da Assembleia da República, no sentido de ser recomendado ao Governo a execução da obra de construção de um emissário que permita a ligação da ETAR de Serzedo à ETAR de Lordelo e que, através do trabalho conjunto entre estas e as melhores condições ambientais para a receção do caudal tratado, seja definitivamente resolvida esta questão da poluição no Rio Vizela.

A Câmara Municipal considera que, sendo Vizela um Concelho e uma Cidade virados para o Rio, têm obrigatoriamente que se desenvolver todos os esforços conducentes à sua total recuperação, para que todos possam colher os benefícios de natureza ambiental, desportiva, lúdica e económica que, aliados à recuperação termal e à dinâmica de outras medidas que a Câmara se propõe implementar, contribuirão decisivamente para a ansiada recuperação económica do Concelho.