Presidente da Câmara assinou protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários

O Presidente da Câmara assinou esta manhã, em Lisboa, um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários, para a implementação do Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em Risco – Cheque Veterinário.

Este programa consiste na articulação entre os membros da Ordem dos Médicos Veterinários e os Municípios aderentes, sob a coordenação da Ordem, de forma a criar uma rede de apoio de cuidados primários médico veterinários para animais em risco.

Este programa destina-se à coordenação da atribuição de cheques veterinários emitidos pelos Municípios que irão atribuir aos responsáveis pelos animais em risco, por eles identificados, para utilização nos CAMV (Centros de Atendimentos Médico-Veterinários) participantes na rede Cheque Veterinário.

O Cheque Veterinário visa a prestação de cuidados de saúde aos animais em risco (animais errantes, animais de famílias carenciadas e colonias de gatos), nomeadamente no que se refere a esterilizações e tratamento de urgência de animais de rua acidentados.

A assinatura do Protocolo em apreço com a Ordem dos Médicos Veterinários implica um custo estimado para o ano de 2019 de € 5.900,00.

De realçar que esta medida surge no seguimento da reestruturação em curso do setor veterinário municipal, tendo em vista a construção de um plano integrado para este setor, o programa Vizela ProAnimal, recentemente apresentado pela Câmara Municipal e que este Executivo pretende desenvolver a curto e médio prazo, para estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes.