PRESIDENTE DA CÂMARA ASSINOU PROTOCOLO COM AIREV PARA APOIO A GABINETE SIM – SAÚDE E INTERPRETAÇÃO DA MENTE

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela e o Presidente da AIREV – Associação para a Integração e Reabilitação Social das Crianças e Jovens Deficientes de Vizela assinaram esta tarde um protocolo de apoio financeiro para o desenvolvimento do Gabinete SIM, no valor de € 60.000,00.

De realçar que o Gabinete SIM – Saúde e Interpretação da Mente tem como missão apoiar, de forma gratuita, jovens e adultos com experiência em doença mental, sendo a respetiva família sempre integrada no processo de reabilitação.

A unidade de apoio especializado na área da saúde mental da Associação para a Integração e Reabilitação Social das Crianças e Jovens Deficientes de Vizela (AIREV) conta atualmente com 100 utentes, sendo que as questões relacionadas com a Saúde Mental têm vindo a evidenciar-se como uma prioridade na comunidade, pelo que esta instituição desenvolveu uma resposta diferenciada, necessária e inovadora, focada nas rotinas e necessidades das pessoas, tendo como base as guidelines preconizadas para a intervenção na área.

De destacar também que esta Unidade de Apoio Especializado na área da Saúde Mental funciona nas instalações dos serviços municipais de ação social, no edifício 2 do Mercado Municipal, sito na rua da Portela, que a Câmara Municipal cedeu aquela associação para aí desenvolver a sua atividade.

Esta parceria entre a Câmara Municipal e a AIREV vem no seguimento da nova dinâmica implementada por este Executivo Municipal na área da ação social e no reforço da sua ação no âmbito da intervenção social municipal, e que resultou na criação do programa Vizela + Social, um programa que assenta na reestruturação total da área social, assim como de criação de verdadeiras almofadas sociais no Concelho.