PRESIDENTE DA CÂMARA REÚNE COM SECRETÁRIA DE ESTADO DO AMBIENTE

No seguimento da reunião solicitada pela Câmara Municipal ao Ministro do Ambiente, no seguimento das ações que têm sido efetuadas na prossecução do objetivo de devolver o Rio ao Vizelenses, o Presidente da Câmara Municipal irá reunir com a Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, no próximo dia 15 de setembro, no sentido de avaliar a execução do projeto de construção de infraestrutura de prolongamento da descarga da ETAR de Serzedo.

De destacar que no passado mês de agosto, a Câmara Municipal de Vizela rececionou da empresa Águas do Norte, e conforme já solicitado há mais de um ano, o estudo de um projeto de construção de infraestrutura de prolongamento da descarga da ETAR de Serzedo, no valor de 5 milhões de euros, com o objetivo de que o ponto de descarga da ETAR de Serzedo passe a ser efetuado num local onde o Rio tenha melhores condições ambientais para receção do caudal tratado, tendo em consideração que o atual local de descarga da ETAR não tem condições de diluição face ao caudal do Rio.

Apesar do projeto apresentado pelas Águas do Norte, o Município de Vizela foi informado que esta obra terá um custo de cerca de 5 milhões de euros e que aquela empresa não tem autorização para executar a mesma.

Assim, e face ao exposto, a Câmara Municipal de Vizela solicitou uma reunião ao Ministro do Ambiente, no sentido de avaliar a execução deste projeto, nomeadamente a construção de um emissário que permita a ligação da ETAR de Serzedo à ETAR de Lordelo e que, o trabalho conjunto entre estas e as melhores condições ambientais para a receção do caudal tratado, resolvam definitivamente esta questão.

De realçar que, ao longo dos últimos tempos, o Município de Vizela tem encetado todas as diligências e efetuado todos os esforços para combater, de forma assertiva, quaisquer atos poluidores do Rio Vizela e, assim, alcançar a sua despoluição definitiva em prol de Vizela e dos Vizelenses.

Destaque para a petição pública online – SALVEM O RIO VIZELA, a qual pode ser assinada em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=riovizela, assim como a realização de estudo de impacto da poluição do rio Vizela no ecossistema Rio, pela Universidade de Aveiro – Faculdade de Ciências – Biologia.

A Câmara Municipal considera que, sendo Vizela um Concelho e uma Cidade virados para o Rio, têm obrigatoriamente que se desenvolver todos os esforços conducentes à sua total recuperação, para que todos possam colher os benefícios de natureza ambiental, desportiva, lúdica e económica que, aliados à recuperação termal e à dinâmica de outras medidas que a Câmara se propõe implementar, contribuirão decisivamente para a ansiada recuperação económica do Concelho.