PRESIDENTE DA CÂMARA REUNIU COM PROPRIETÁRIOS DE ESTABELECIMENTOS DE RESTAURAÇÃO E BEBIDAS DA PRAÇA DA REPÚBLICA E JARDIM MANUEL FARIA

No seguimento das obras de requalificação obras de requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria, integrada no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela e no Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável – RUS, o Presidente da Câmara reuniu no passado dia 22 de maio, com os proprietários dos estabelecimentos de restauração e bebidas da Praça da República e Jardim Manuel Faria.

O objetivo desta reunião foi avaliar o ponto de situação das obras da Praça da República e Jardim Manuel Faria, em especial a ocupação de espaço público com esplanadas.

Na reunião, o Presidente da Câmara apresentou um espaço alternativo para a instalação das esplanadas, e que irá funcionar no parque de estacionamento na zona da Portela, onde será criada uma praça da restauração.

Assim, a Câmara Municipal irá disponibilizar todas as infraestruturas necessárias á instalação daquele espaço, desde contentores, tendas e esplanadas.

O objetivo é que aquele espaço comece a funcionar já no próximo mês de junho, tentando superar as dificuldades daqueles comerciantes, atendendo às obras que se encontram a decorrer na Praça da República e Jardim Manuel Faria.

Importa ainda acrescentar que a Câmara Municipal vai reunir no decorrer e desta semana com os restantes comerciantes da Praça da República e Jardim Manuel Faria, para apresentar a comparticipação do valor das despesas referentes ao fornecimento de água e eletricidade, assim como tarifa de disponibilidade do serviço de gestão de resíduos a todos os comerciantes daquele local, durante a execução das obras.

De destacar que a obra de requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria está no terreno desde o passado mês de março, resultado de uma candidatura aprovada a fundos comunitários/europeus, no valor de 1.843.085,57€.

O projeto de requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria é de extrema relevância para o Concelho e envolve a reestruturação do desenho da Praça, a reorganização da circulação viária dos arruamentos confrontantes, permitindo aumentar a utilização do espaço por parte da população, assim como criar uma zona de estacionamento.

Um dos aspetos fundamentais deste projeto de requalificação é a conjugação entre o passado e o futuro, apostando na valorização do espaço urbano, projetando a Praça da República para o futuro do Concelho.

A Câmara Municipal aproveita ainda para reafirmar que considera a requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria uma obra de extrema relevância para o Concelho e que vai deixar orgulhoso cada vizelense, pelo que apela à cooperação e compreensão de todos os moradores e comerciantes, pedindo desculpa por todos os constrangimentos, sendo que a Autarquia irá envidar todos os esforços para que as intervenções decorram de modo a minorar o seu impacto no quotidiano dos munícipes.