PRESIDENTE DA CÂMARA REUNIU COM SECRETÁRIA DE ESTADO DO AMBIENTE PARA RECLAMAR SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA O RIO VIZELA

O Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, reuniu com a secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, para reclamar do Governo uma solução eficaz e definitiva para o problema de poluição do rio Vizela.

Na reunião, o Presidente da Câmara vincou a posição que a Autarquia tem vindo a assumir em relação à urgência da resolução de um problema muito grave e que preocupa Vizela há muito tempo.

A Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, mostrou abertura para ser encontrada a melhor solução para a despoluição do Rio Vizela, tendo sido acordada nova reunião, dentro de um mês, na qual o Governo deverá avançar com uma solução concreta.

Entretanto, e até á nova reunião, o Ministério do Ambiente irá analisar toda a informação que a Autarquia tem recolhido sobre a poluição do Rio Vizela, e que foi apresentada à Secretária de Estado, nomeadamente os resultados de análises efetuadas à água do rio e as imagens captadas junto à ETAR de Serzedo.

De destacar a Câmara Municipal de Vizela considera que a resolução definitiva para a poluição do Rio Vizela passa pela construção de um emissário que permita a ligação da ETAR de Serzedo à ETAR de Lordelo e que, através do trabalho conjunto entre estas e as melhores condições ambientais para a receção do caudal tratado, sendo necessário assegurar o financiamento necessário para a sua construção, sendo que a Autarquia considera que deve ser o Governo a criar condições financeiras para tal, para que seja definitivamente resolvida esta questão da poluição no Rio Vizela.

De realçar que, ao longo dos últimos tempos, o Município de Vizela tem encetado todas as diligências e efetuado todos os esforços para combater, de forma assertiva, quaisquer atos poluidores do Rio Vizela e, assim, alcançar a sua despoluição definitiva em prol de Vizela e dos Vizelenses.

Destaque para a petição pública online – SALVEM O RIO VIZELA, a qual pode ser assinada em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=riovizela, assim como a realização de estudo de impacto da poluição do rio Vizela no ecossistema Rio, pela Universidade de Aveiro – Faculdade de Ciências – Biologia.

A Câmara Municipal considera que, sendo Vizela um Concelho e uma Cidade virados para o Rio, têm obrigatoriamente que se desenvolver todos os esforços conducentes à sua total recuperação, para que todos possam colher os benefícios de natureza ambiental, desportiva, lúdica e económica que, aliados à recuperação termal e à dinâmica de outras medidas que a Câmara se propõe implementar, contribuirão decisivamente para a ansiada recuperação económica do Concelho.