Presidente da Câmara visitou obras

No seguimento do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela e do RUS – Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável, o Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, acompanhado pelo Vereador das Obras Municipais, Joaquim Meireles, e pelos respetivos presidentes da junta das freguesias, visitou hoje a obras de requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria, a requalificação da Rua Ferreira Caldas, a Requalificação do Largo da Igreja de Tagilde, a requalificação do espaço público junto ao Cruzeiro da Rua de São Gonçalo e da área envolvente à Igreja de Santo Adrião, a requalificação da área adjacente à Igreja de Santa Eulália e o Canil Municipal.

De destacar que o governo apelou á execução dos projetos candidatos a fundos europeus, através da decisão de acelerar os pagamentos dos subsídios a todas as entidades beneficiárias do Portugal 2020, incluindo assim os municípios, habilitando-os a receber no prazo de um mês o subsídio correspondente às despesas apresentadas e assim efetuar o pagamento ás empresas executantes das obras, tendo em vista a introdução de liquidez na economia.

O projeto de requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria é de extrema relevância para o Concelho e envolve a reestruturação do desenho da Praça, a reorganização da circulação viária dos arruamentos confrontantes, permitindo aumentar a utilização do espaço por parte da população, assim como criar uma zona de estacionamento.

Um dos aspetos fundamentais deste projeto de requalificação é a conjugação entre o passado e o futuro, apostando na valorização do espaço urbano, projetando a Praça da República para o futuro do Concelho.

Foi também efetuada a visita à obra de requalificação da Rua Ferreira Caldas, que vem no seguimento da requalificação da Praça da República e Jardim Manuel Faria, que este Executivo decidiu alargar às artérias adjacentes, nomeadamente a requalificação da Rua Joaquim Pinto e da Rua Dr. Pereira Caldas (Rua da Rainha) e da Rua Dr. Abílio Torres sendo que tudo vai nascer do coração da cidade e vai espalhar-se ao longo de todas as artérias circundantes. De realçar ainda que esta semana foi aprovada a candidatura da obra de requalificação da Rua Dr. Abílio Torres.

O Presidente da Câmara visitou também as obras nas freguesias de Tagilde, Santa Eulália e Santo Adrião, inseridas nas Áreas de Reabilitação Urbana de cada uma das freguesias e que se traduzem essencialmente no arranjo urbanístico dos centros cívicos das freguesias, através da criação de zona de lazer, para usufruto da população, de modo a promover as funções sociais, de melhoria da mobilidade e acessibilidade no espaço público, em articulação com o caráter da envolvente construída.

A visita incluiu ainda a obra do Canil Municipal, um dos muitos exemplos do investimento que a Câmara Municipal tem efetuado na área animal, através da implementação do programa Vizela ProAnimal, no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes.