REABERTURA DAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAR COM TESTES ACOMPANHADOS PELOS PAIS E DISTRIBUIÇÃO DE CHAPÉUS COM VISEIRA DE PROTEÇÃO

Decorrente do regresso às escolas das crianças do pré-escolar, já na próxima segunda feira, dia 1 de junho, a Câmara Municipal vai realizar testes serológicos a todas as crianças do pré-escolar, as quais realizarão os testes acompanhados pelos pais.

Entretanto, a Câmara Municipal concluiu já esta semana os testes a educadores e funcionários do pré-escolar, num total de 100 testes realizados, com o objetivo de criar condições de segurança, em especial para esbater a propagação do surto associada a esta nova realidade, aferindo quem possa estar infetado e desta forma evitar a propagação, entre a comunidade escolar e por sua vez as suas famílias. Destes testes realizados, resultaram 4 positivos, os quais foram afastados da reabertura do pré-escolar.

De destacar que foram também já realizados testes a todas as crianças das creches do Concelho que regressaram às escolas no dia 18 de maio, sendo que a realização destes testes nas creches foi executada de acordo com o protocolo definido e pelos profissionais de saúde internos de cada uma das IPSS’s.

Na sequência do surto da nova estirpe de coronavírus SARS-COV-2, responsável pela doença COVID-19, o Município de Vizela, em consonância com as diretrizes decorrentes do Estado de Emergência Nacional, implementou, ao longo dos últimos meses, um conjunto de medidas excecionais de ordem preventiva e restritiva, com âmbitos temporais e de aplicação diferenciados, designadamente para combater o surto e evitar a transmissão da doença na comunidade, assim como estimular a recuperação económica e assegurar a proteção social.

Neste sentido, e no seguimento do Plano de Desconfinamento do Governo no âmbito do combate à pandemia, o Município de Vizela encontra-se a implementar um conjunto de medidas de reforço e apoio direto à população, tendo em vista uma reabertura gradual e faseada do confinamento que deverá ser prudente e progressiva e, acima de tudo, dentro dos possíveis protegida, criando condições para esbater a propagação do surto associada a esta nova realidade.

Assim, e decorrente do regresso às escolas das crianças do pré-escolar, já na próxima segunda feira, dia 1 de junho, a Câmara Municipal vai realizar testes serológicos a todas as crianças do pré-escolar, as quais realizarão os testes acompanhados pelos pais.

A Câmara Municipal vai iniciar também na próxima segunda feira a distribuição de chapéus com viseira de proteção nas creches e pré-escolar. Tratam-se de chapéus laváveis à máquina e reutilizáveis, com viseira em PVC transparente, flexível, resistente a impactos e riscos, lavável, com alta resistência química e reciclável. De destacar ainda que a comercialização deste produto foi comunicada à ASAE pela empresa produtora, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 14-E/2020, de 13 de abril.

Assim, e para marcar a abertura do pré-escolar, o Presidente da Câmara vai estar presente, na próxima segunda-feira, no JI da EB Infias, às 10.00h, e no JI do Campo da Vinha, às 11.00h.

De destacar que estas são medidas que integram o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas que visam assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, sem prejuízo de, em face da sua avaliação e da evolução do surto epidémico, as mesmas poderem ser revistas, intensificadas ou revogadas, consoante se revelem necessárias para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela.