RUA JOAQUIM PINTO REABRE AO TRÂNSITO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

Tendo em atenção o início do ano letivo, a Rua Joaquim Pinto irá reabrir ao trânsito na próxima quarta feira, dia 16 de setembro.

A requalificação da Rua Joaquim Pinto, para além da requalificação da via e passeios, teve como principal objetivo a criação de um espaço específico para o estacionamento de curta duração para os utentes da escola, sem interferir com o trânsito do arruamento.

Assim, foi criado um novo espaço para a entrada e saída de alunos – Kiss & Ride, traduzindo-se numa mais valia para pais, garantindo a segurança dos alunos, assim como uma mais valia na fluidez do trânsito da referida Rua, fazendo com que o trânsito deixe de parar tantas vezes, como acontecia até agora nas principais horas de entrada e saída das aulas.

Esta é a primeira vez que a Câmara Municipal implementa este sistema, sendo que existem já várias câmaras do País a fazê-lo, com o objetivo de melhorar a segurança, acessibilidade e mobilidade junto às zonas escolares.

Esta zona “Kiss & Ride” deve obedecer ás seguintes regras de utilização e segurança:

  • antes de entrar no carro, deve certificar-se que os mais pequenos estão prontos para sair, sentados no lado adequado e com a mochila ao seu alcance;
  • não deve estacionar nem parar mais de um minuto;
  • não deve parar na via de trânsito, à frente da porta principal da escola, em cima do passeio ou da passagem de peões;
  • não ultrapassar veículos já parados;
  • se possível, permanecer sempre dentro do veículo;
  • assim que os mais pequenos saírem do veículo, deve dirigir-se para a saída da via “Kiss & Ride”, sempre com atenção ao trânsito.

O projeto contemplou ainda a elevação de toda a faixa de rodagem existente e da praceta a edificar para a cota dos passeios; a colocação de canaletes e grelhas de recolha de águas pluviais entre o passeio e a faixa de rodagem; o condicionamento da velocidade, através de colocação de sinalização adequada, de modo a facilitar o atravessamento pedonal; a alteração do material dos passeios para um mais acessível e com melhores condições, criando-se assim uma plataforma de passeio mais agradável à circulação pedonal; a retificação do mobiliário urbano na área do arruamento, assim como a colocação de dissuasores, no seguimento e nos termos da mesma filosofia da intervenção realizada na Rua Ferreira Caldas.

Importa acrescentar que dentro de dias, a Câmara Municipal vai avançar com a última fase desta artéria, que fará a ligação entre a Praça da República, a Rua Ferreira Caldas e a Rua Fonseca e Castro.

A Câmara Municipal de Vizela considera muito importante a revitalização do centro urbano, que há mais de 10 anos que não via uma única obra no centro, sendo que este Executivo veio alterar por completo este paradigma, tendo implementado o RUS – Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável, que integra um conjunto de intervenções integradas nos espaços públicos, num investimento de cerca e 3,5M€, sendo investimento próprio de 1M€, e que irá tornar irreconhecível o centro urbano de Vizela.