Vizela já tem veículo de socorro móvel animal

Integrado no programa Vizela ProAnimal e no seguimento da reestruturação em curso do setor veterinário municipal, a Câmara Municipal de Vizela apresentou hoje o novo veículo de socorro móvel animal.

De realçar que esta medida está integrada no programa Vizela ProAnimal, um plano integrado para este setor que a Câmara Municipal se encontra a desenvolver no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes.

O Presidente da Câmara Municipal destacou na sua intervenção que a aquisição deste veículo faz muito sentido numa Autarquia que não tem um CRO definitivo, destacando ainda que Vizela é uma das primeiras Câmaras do país a fazer este tipo de intervenção com um veículo de socorro animal.

Este novo veículo de socorro móvel animal tem como principal preocupação o bem-estar dos animais, aliado às diversas intervenções que têm sido efetuadas no abrigo provisório, dotando-o de melhores condições para o acolhimento dos animais errantes.

O novo veículo irá apoiar na Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica, através da deslocação às freguesias – 1 vez por mês (12 vezes/ano) e ao centro urbano – 1 vez por semana (48 vezes/ano). O atendimento será efetuado individualmente no interior, com condições físicas semelhantes a um consultório, melhorando substancialmente a qualidade no serviço.

Este veículo prestará ainda apoio na recolha e transporte de animais errantes, protegendo-os e salvaguardando-os das condições atmosféricas e de olhares alheios, com maior respeito pela condição. Os animais serão devidamente acondicionados  no transporte, aumentando a segurança e o bem-estar, e poderão ser transportados para o Abrigo/CRO e os acidentados para clínicas com protocolo cheque veterinário, e os errantes para esterilizações com protocolo cheque veterinário.

De realçar que desde que este Executivo tomou posse, a Câmara Municipal de Vizela entregou uma maior atenção a esta matéria, que foi completamente descurada nos mandatos anteriores, mas que é sem duvida uma situação preocupante de preservação do bem-estar animal.

Nesse sentido, o Executivo procedeu à implementação de uma série de medidas, das quais se destacam: a compra de medicamentos e alimentos, a recolha com a criação de uma equipa, e recuperação de uma viatura e a aquisição de meios, a construção de um abrigo provisório e construção de Canil e Gatil Municipal, a Campanha de comunicação e sensibilização municipal animal, a contratação de um Veterinário, a implementação de uma Campanha de adoção, a instalação de Eco Dogs, a implementação do Cheque Animal, a Campanha de redução de errantes, a Viatura de socorro animal e a Campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica de animais.

O objetivo deste Executivo passa assim por colocar Vizela na primeira linha das autarquias no que toca às políticas municipais relativas aos animais errantes, em contraponto com o que acontecia até agora, em que se verificava uma total ausência de estratégia nesta matéria.