Município de Vizela comemora 21.º aniversário

No próximo dia 19 de março, o Município de Vizela comemora o seu 21.º aniversário, assinalando a luta pela autonomia administrativa do Concelho, que viu finalmente o seu objetivo alcançado a 19 de março de 1998.

O programa oficial das comemorações foi apresentado ontem pelo Presidente da Câmara Municipal de Vizela, no local onde irão decorrer as festividades, o Jardim Manuel Faria.

Na sua intervenção, Victor Hugo Salgado destacou a importância do bolinhol enquanto produto turístico gastronómico, apostando na realização da Feira do Bolinhol aliada às comemorações do aniversário do Município.

O Edil destacou a aposta que a Autarquia tem efetuado na divulgação do doce tradicional de Vizela, sendo disso exemplo, não apenas a realização da Feira, mas também a promoção do Bolinhol além-fronteiras, como foi o caso da Xantar, revelando ainda que a Câmara se encontra a preparar, juntamente com os produtores locais, uma candidatura do Bolinhol às 7 Maravilhas da Doçaria em Portugal.

O Presidente da Câmara destacou também a aposta na realização de eventos como motor de desenvolvimento turístico e o programa das comemorações do 21.º aniversário é disso exemplo.

Assim, as comemorações iniciam-se no dia 15 de março, sexta-feira, no Jardim Manuel Faria com um vasto programa que se prolonga até ao dia 19 de março, segunda-feira.

Assim, na sexta-feira, dia 15 de março, terá lugar às 21.00h, a apresentação do Concurso Bandas de Vizela 2019, seguindo-se a atuação da banda Typical Me, vencedora do concurso de 2018. A noite termina com Djs, no Jardim Manuel Faria.

No dia seguinte, 16 de março, terá lugar a abertura da Feira do Bolinhol, pelas 11.00h, que se prolonga até dia 19 de março, no Jardim Manuel Faria. Pelas 15.00h sobem ao palco do Jardim Manuel Faria os grupos locais e à noite terá lugar um concerto da banda vizelense Duvale.

No dia 17 de março, domingo, a tarde está reservada aos vizelenses 4 Mens e Tânia Sampaio, no Jardim Manuel Faria. Segunda-feira, dia 18 de março, terá lugar o concerto de Anselmo Ralph, às 22.00h.

O dia 19 de Março será marcado pelas cerimónias solenes. Às 9.00h terá lugar a celebração da missa solene do aniversário do Concelho, na igreja de S. Paio, seguindo-se a inauguração da Capela Mortuária de S. Paio. Às 10.30h terá lugar a receção dos convidados no Edifício-sede do Município (Praça do Município), seguindo-se a inauguração dos Monumentos de Homenagem a Manuel Campelos e de Homenagem ao Povo de Vizela.

Às 11.00h terá lugar a sessão solene no Jardim Manuel Faria, onde a Câmara Municipal, ao abrigo do Regulamento do Conselho das Condecorações Municipais, vai distinguir personalidades e instituições com medalhas honoríficas e ainda reconhecer, através da atribuição de um galardão de mérito, os ‘jovens quadros vizelenses’ que atualmente, pelo percurso de vida, académico e profissional, se destacam a nível nacional, nas suas mais variadas vertentes, sejam elas na cultura, na ciência, na comunicação, na música, na moda ou no desporto.

A tarde voltará a ser de festa, no Jardim Manuel Faria, onde prossegue a Feira do Bolinhol, aliada a um tarde musical com os grupos da terra, a partir das 15.30h.