2018

Propostas a Votação

Árvore Solar

Breve descrição da proposta:

Este projeto consiste na colocação de uma árvore artificial, com design inovador, onde estão instalados painéis solares que permitem obter energia capaz de carregar telemóveis ou qualquer tipo de dispositivo com terminação USB e ainda com rede wi-fi. Esta estrutura concilia a componente da inovação e modernidade com o lazer e convívio. Para além de permitir rede wi-fi e carregar dispositivos eletrónicos, à noite, esta árvore emite luzes LED que iluminam a área tornando-a num foco atrativo para todos os transeuntes. Este projeto inspira-se num outro implementado em Lisboa denominado "Sharing Cities" em a empresa Vtree, proprietária destes equipamentos, teve parceria. Como resultado da implementação deste projeto, o sucesso foi garantido.

Destinatários:

Este projeto destina-se a todos os vizelenses que pretendem usufruir de internet gratuita e ao mesmo tempo ter a possibilidade de carregar o seu aparelho eletrónico de forma ecológica e sustentável.

Local/locais de implementação:

Poderá ser instalada na Praça da República, no Parque Natural, na Praça do Município ou no Jardim Manuel Faria.

Objetivos:

Aproximar a população (essencialmente jovem) de Vizela e arredores aos principais pontos de Vizela;

Ir ao encontro da evolução tecnológica e ecológica;

Promover a utilização de energias renováveis (energia solar);

Inovar pontos de Vizela com design futurista mas não invasivo.

Cinema ao ar livre

Breve descrição da proposta:

Este projeto consiste na realização de sessões de cinema ao ar livre, de entrada gratuita e de acesso livre a pessoas de todas as idades. Esta atividade deve ser realizada no verão durante os meses de junho e julho, aos fins-de-semana, à noite.

Pretende-se a realização de 4 sessões de cinema ao ar livre, em 4 fins-de-semana. O Cinema ao ar livre é um passatempo que todos gostam e apreciam, transversal a toda a população permitindo descontrair ao ar livre e aproveitar as noites de verão ou invés de estar confinado a um espaço fechado. O cinema ao ar livre é uma atividade fácil de organizar e possível de concretizar com os 15 mil euros e de adesão popular garantida. Basta apenas alguma divulgação, através de meios de comunicação local, redes sociais e cartazes - visto toda a gente gostar de cinema, assim como conhecerem bem os filmes que querem ver.

Destinatários:

Toda a comunidade vizelense e outras pessoas residentes em localidades vizinhas e ainda possíveis turistas.

Local/locais de implementação:

O cinema ao ar livre poderá ser realizado na Praça da República, Parque Natural ou Zona Ribeirinha e/ou matadouro. Todos estes locais são aprazíveis para assistir a um bom filme.

Objetivos:

Proporcionar a todos uma experiência de cinema ao ar livre de forma gratuita;

Promover o convívio entre jovens e famílias;

Animar a cidade, atrair residentes e turistas em férias;

Promover eventos culturais inovadores.

Cultur 19

Breve descrição da proposta:

Este projeto consiste na programação cultural diversificada na sua oferta e na localização dos eventos, com o objetivo de promover junto de vários públicos a cultura e as artes no concelho.

Ao nível da oferta a programação passa sobretudo por eventos teatrais, stand-up comedy, artes plásticas, poesia, musicais e de cinema. Pretende-se sobretudo apoiar e impulsionar os projetos emergentes em Vizela.

Ao nível da localização, as atividades deverão realizar-se pelas freguesias do concelho, procurando lugares imprevistos de forma a provocar estranheza e interesse dos munícipes e turistas que nos visitam.

Paralelamente a estas atividades, pretende-se a realização de um workshop de iniciação às artes visuais.

Este projeto pretende também a inclusão de jovens com menos oportunidades estabelecendo parcerias na organização, promoção e na dinamização de eventos.

Destinatários:

Toda a comunidade vizelense, turistas, protagonistas de projetos artísticos e culturais emergentes.

Local/locais de implementação:

Concelho de Vizela

Objetivos:

Impulsionar o movimento e o desenvolvimento cultural e artístico local;

Diversificar e descentralizar a oferta cultural;

Criar/Potenciar novos públicos;

Capacitar e promover a inclusão de jovens com menos oportunidades.

Rádio Escolar Vizela Online

Breve descrição da proposta:

Este projeto consiste na criação de uma rádio escolar online e website cuja programação e difusão seja efetuada nas 3 escolas públicas do concelho (Escola Secundária Caldas de Vizela, Escola Básica de Vizela, Escola Básica e Secundária de Infias- Vizela). A incubação e gestão da rádio escolar online serão feitas pela turma do 12ºano do curso de Multimédia da Escola Secundária de Vizela e estará prevista no programa educativo da turma. Desta forma, a turma encarregar-se-á de passar o testemunho à turma do ano inferior, num ciclo que irá assegurar a sustentabilidade do projeto. A instalação da rádio inclui a criação de um website que pode também ser usado para a elaboração e divulgação das notícias das escolas. Cada escola vai possuir um pequeno estúdio para a composição e criação de conteúdos. A turma gestora criará uma grelha de programação.

Destinatários:

Todos os alunos e educadores do concelho. Num sentido lato, todos os ouvintes (alunos, professores, pais, famílias, concelho, mundo!)

Local/locais de implementação:

Escola Secundária Caldas de Vizela, Escola Básica Caldas de Vizela, Escola Básica e Secundária de Infias – Vizela.

Objetivos:

Maior interação entre os jovens e a comunidade;

Divulgação de acontecimentos escolares e comunitários. Desenvolvimento de assuntos de interesse dos jovens;

Divulgação das iniciativas e potencialidades do concelho em todo o mundo através das TIC;

Melhorar a formação e capacitação dos alunos do curso profissional de multimédia da Escola Secundária e parceiros. 

Lista Definitiva