Sinopse: Diana é uma jovem de 25 anos que passa os dias em casa, isolada do mundo, convivendo com duas condições que a vida lhe proporcionou: depressão e epilepsia. Os acontecimentos que decorrerão porão em causa a sua sanidade mental e levarão a um choque de ideias que se contradizem. Poderá a realidade espelhar alucinações? Ou será que os acontecimentos estarão sujeitos a intervenções sobrenaturais?
*Trailer por motivos de salvaguarda de direitos de visualização pública.
Vizela, entre «Gracejos que matam» e tradições que vivem
Vizela, quem és tu?
Autores: Letícia Alexandra Pereira Carvalho
Duração: 4m:03s
Sinopse: «Gracejos que matam», tradições que vivem” é uma curta-metragem, que pretende homenagear Camilo Castelo Branco. Numa das suas «Novelas do Minho, intitulada «Gracejos que matam», o escritor celebrou literariamente a nossa terra. Assim, procuramos lembrar a importância das tradições e da cultura na manutenção da identidade da nossa terra, que se afirmou orgulhosamente, no dia 19 de março de 1998, como fizemos questão de salientar, no filme.”
Autores: Tiago Francisco Lopes Ribeiro
Duração: 7m:13s
Sinopse: Vizela, quem és tu? Vizela é cheia de encantos e segredos. Com lugares para descobrir e uma história ligada aos romanos, Vizela é lutou pela sua autonomia e mostrou a Portugal que com determinação e resiliência, o povo consegue vencer. Vivemos num tempo em que se desvalorizam as pequenas coisas e Vizela merece o destaque para que todos a possam olhar de novo. Vizela é inigualável e indescritível.
PRÉMIOS
O III Concurso de Curtas-Metragens: Vizela, segredos de um vale, é uma atividade organizada pelo departamento de juventude da Câmara Municipal de Vizela que pretende promover e exibir projetos audiovisuais, em formato de curta-metragem. Os conteúdos multimédia finais terão como tema principal o concelho de Vizela. Esta iniciativa vai ao encontro da estratégia definida no plano estratégico de juventude de Vizela, onde se objetiva a promoção de atividades que desenvolvam as competências dos jovens, que desenvolvam o seu sentido de identidade e pertença e que lhes possibilite participar e interagir com a comunidade de forma criativa e contemporânea. Os conteúdos multimédia são a linguagem do século XXI, neste sentido, esta atividade encerra em si, todo o potencial de realização e participação juvenis que norteiam as politicas locais de juventude.
Os objetivos da iniciativa III Concurso de Curtas-Metragens: Vizela, segredos de um Vale são: a) Desenvolver competências de produção cinematográfica de curta duração junto da comunidade juvenil; b) Promover a expressão artística e cinematográfica do/as jovens; c) Promover a valorização da identidade e do território de Vizela através de uma linguagem artística e criativa; d) Promover o território de Vizela nas suas dimensões sociais, históricas paisagísticas, ambientais, culturais e demais dimensões que possam advir dos projetos a concurso; e) Promover a celebração do 25.º aniversário da criação do município de Vizela através de trabalhos que evoquem aspetos relacionados com a luta pela autonomia administrativa do Concelho de Vizela.
O concurso destina-se a todas as pessoas entre os 13 e os 35 anos, residentes em Portugal, independentemente da sua nacionalidade;
Observação importante:
Todas as curtas-metragens devem fazer algum tipo de referência a Vizela, como por exemplo: ao seu território, identidade, paisagem, história, cultura, ou outra qualquer dimensão do Concelho de Vizela.) OBRIGATÓRIO
O Júri valorizará temas e referências que promovam a celebração do 25.º aniversário da criação do município de Vizela através de trabalhos que evoquem aspetos relacionados com a luta pela autonomia administrativa do Concelho de Vizela.) NÃO OBRIGATÓRIO
Serão premiados as três melhores curtas-metragens, com os seguintes prémios: