Curtas-Metragens

curtas-vençedoras-face-e-insta


1º CONCURSO DE CURTAS-METRAGENS: VIZELA, SEGREDOS DE UM VALE

O 1º Concurso de Curtas-Metragens: Vizela, segredos de um vale, é uma atividade organizada pelo departamento de juventude da Câmara Municipal de Vizela que pretende promover e exibir projetos audiovisuais, em formato de curta-metragem. Os conteúdos multimédia finais terão como tema principal o concelho de Vizela.

Esta iniciativa vai por uma lado, ao encontro da estratégia definida no plano estratégico de juventude de Vizela, onde se objetiva a promoção de atividades que desenvolvam as competências dos jovens, e que lhes possibilite participar e interagir com a comunidade de forma criativa e contemporânea.

Por outro lado, vai ao encontro da estratégia municipal de desenvolver um sentido de identidade no território de Vizela, que tenha um impacto para além das fronteiras do município.

Os objetivos da iniciativa 1º Concurso de Curtas-Metragens: Vizela, segredos de um Vale são:

– Desenvolver competências de produção cinematográfica de curta duração junto da comunidade juvenil;

– Promover a expressão artística e cinematográfica do/as jovens;

– Promover a valorização da identidade e do território de Vizela através de uma linguagem artística e criativa;

– Promover o território de Vizela nas suas dimensões sociais, históricas paisagísticas, ambientais, culturais e demais               dimensões que possam advir dos projetos a concurso.

O concurso destina-se a todas as pessoas entre os 14 e os 35 anos, residentes em Portugal, independentemente da sua nacionalidade;

O júri deste concurso é constituído por três elementos:

      – Uma pessoa nomeada pelo Conselho Municipal de Juventude de Vizela – António Magalhães, um jovem vizelense Mestre         na área audiovisual e amante da 7ª arte;
– Uma pessoa em representação do Município de Vizela, Jorge Coelho, professor e consultor na área do Turismo.
– Uma pessoa da sociedade civil convidada pela organização – Diogo Lopes, ator profissional com uma carreira diversificada        na televisão e no teatro;

·         Critérios de avaliação;
·         Originalidade e criatividade;
·         Qualidade da mensagem;
·         Qualidade técnica;
·         Adequação aos objectivos e tema do concurso;
·         Fotografia;
·         Música;

Os trabalhos vencedores serão anunciados no dia 18 de Setembro pelas 21.00h, pode acompanhar a divulgação na página de facebook do município.


CURTAS A CONCURSO

INSPIRAÇÃO

Sinopse: Jovem músico precisa desesperadamente de inspiração para criar a canção perfeita. Será que consegue? 

Autor: Tiago Machado 

Duração: 4m:39s

VIZELA | SEGREDOS DE UM VALE

Sinopse: Vizela permite o reencontro e o mergulho na natureza. Lindos arvoredos estendem-se em carreiras sem fim banhadas pelo rio. Espaços convidativos que ficarão na memória de quem passa e explora. Histórias que se vão criando e património em que ficam inscritas. Gentes, doces, atividades e segredos num vale que espera por si.

Autor: Luana Santos Cardoso

Duração: 3m

VIVENDA DO SONHO

Sinopse: Delfina Barata recebeu a primeira boneca aos 2 anos. Desde então guarda cada nova boneca como se fosse a última que viria a ter, adotando as que encontra e dando-lhes uma nova vida. As bonecas viviam em caixas que não permitiam que Delfina as contemplasse. Até que, quando se mudou para Vizela, encontrou o lar que sempre sonhou para elas. Na Casa das Bonecas moram 2500 bonecas, sem contar com as que estão dentro de gavetões. Entre pernas, braços e cabeças, contam-se ainda mais potenciais bonecas que Delfina constrói e restaura. Esta é a história de Delfina Barata e do seu grande sonho, a Casa das Bonecas.

Autor: Daniel Pacheco

Duração: 10m:35s

O BOLINHOL MÁGICO

Sinopse: E se eu te dissesse que existe uma forma única de seres transportado para Vizela e os seus 1000 encantos – desde os belos miradouros do S.Bento até à imponente ponte romana? Uma forma singular de sabor intenso e textura fofa, absolutamente deliciosa? Descobre o poder do bolinhol de Vizela!.

Autor: Jorge Ferreira Salgado

Duração: 3m:5s

VIZELA REVISITADA

Sinopse: Partir. Voltar. Tornar a voltar. Neste limbo constante da juventude que nos pertence a todos, há um momento nas nossas vidas, em que partimos do sítio que sempre chamamos casa, para conhecermos outros. Lá fora, perdemo-nos, encontramo-nos, conhecemo-nos. Há um sentimento presente quando voltamos ao local onde crescemos. Uma nostalgia, um sentimento longínquo, uma ternura longínqua de um tempo mais simples. De repente, uma rua não é só uma rua, um túnel não é só um túnel, são memórias, são fragmentos do que fomos e do que somos. É fácil perder a inocência, perder o sentimento de pertença. Às vezes, é preciso voltar. Nada muda à nossa volta, nós é que mudámos, mas há sempre qualquer coisa que nos traz de volta à terra, aos braços de uma mãe, ao rio que passa, às uas em que caímos de bicicleta, em que rimos com amigos de infância, aos túneis onde pintámos um azulejo. Num momento tão estranhamente vivido, de isolação, estes sentimentos de incompreensão, de desejo por um tempo mais simples são invitáveis. A poesia surge como o vetor pelo qual comunico, pelas ruas de Vizela. Fernando Pessoa, tão conhecedor deste sentimento, é o veículo para uma história tornada minha. Almada Negreiros a voz que me leva aos braços da minha mãe. E Vizela, a cidade que para sempre estará marcada com os meus passos, com memórias preciosas de momentos no tempo, que são os meus segredos. Segredos do Vale de Vizela. segredo mais bem guardado são as memórias que temos. Ninguém olha uma rua da mesma maneira. Estes pensamentos, estas imagens, são apenas a minha rua.

Autor: Carolina Fernandes da Rocha

Duração: 8m:12s

O SONHO DE SORAIA

Sinopse: Um sonho, que se torna confusão ao acontecerem várias coisas ao mesmo tempo e a protagonista acorda apavorada.

Autor: Soraia Daniela da Cunha

Duração: 3m:3s

VIZELA ROMANA

Sinopse: Uma menina doente torna-se em uma guerreira depois de receber uma gota de água termal. Recorre as paisagens de Vizela até encontrar a estátua da Vizela Romana, onde volta à normalidade totalmente saudável.

Autor: Soranghel Contreras

Duração: 4m:30s


PRÉMIOS

Serão premiados as três melhores curtas-metragens, com os seguintes prémios:

     1º Prémio: 500 euros

     2º Prémio: 300 euros

     3º Prémio: 150 euros