Curtas-Metragens


A Câmara Municipal de Vizela apresenta o II Concurso de Curtas-Metragens:
Vizela, Segredos de um Vale

redes sociais_vencedores-01
cartaz-final-01

A ILHA DOS AMORES

Sinopse: Pelos encantos da nossa cidade, um romance histórico vivido nos anos 60 entre Carlos e Teresa lembram-nos de como o amor deve ser intemporal. Do parque das termas à Ilha dos Amores, num misto de sentimentos com um final dramático é assim que revivemos a magia da conquista nos tempos idos para que nos inspirem e guiem nos dias de hoje. Sejamos coração, independentemente da nossa geração.

Autor: Ricardo Avelino Correia da Silva

Duração: 10m:39s

O QUINTO ELEMENTO

Sinopse: Face a um bloqueio criativo que provoca fortes questões existenciais, Lídia, uma artista vizelense, encontra-se numa fase da sua vida onde a autodescoberta é a única forma de reaver a sua criatividade. Num vívido sonho, Lídia, tem um vislumbre ao explorar a beleza nativa escondida na cidade refletida nos quatro elementos naturais: Ar, Terra, Água e Fogo. Neste sonho os segredos do Vale de Vizela são expostos, a personagem torna-se um com a flora, conectando-a com a cidade e com ela própria. Depois do acordar ofegante, Lídia é motivada pelo seu sonho a fazer uma viagem ascendente ao ponto mais alto da cidade, o monte de S. Bento, e consequentemente, ao ponto mais alto de si.

Autor: Pedro Miguel da Silva Peixoto e Inês Maria Lopes Rocha

Duração: 12m

POR FAVOR, VOLTA

Sinopse: Pequena reflexão pessoal sobre a saudade e a importância da nossa verdadeira identidade.

Autor: Ana Margarida Costa

Duração: 4m:31s

SOBRE OS TEMPOS DA ESCOLA

Sinopse: Ansiosos por se verem, oitos anos depois da conclusão do ensino secundário, quatro amigos encontram-se e entram numa viagem alucinante ao passado, que os leva a recordar e reviver momentos que jamais serão esquecidos. Ana, Francisca, Isabel e Ricardo vêm a escola como a sua segunda casa que ao longo de muitos anos cresceram e aprenderam imenso e vão poder historiar tudo isso, numa bela tarde de convívio.

Autor: Ana Filipa Lima

Duração: 5m:10s

SONS DO VALE

Sinopse: Em Sons do Vale seguimos Jorge Sá, um vizelense de raíz que, após se ver obrigado a emigrar, retorna passado décadas fora da sua terra natal. Reencontrando velhas memórias, Jorge vai caminhando pela história que é sua e da cidade onde cresceu.

Autor: João Miguel Lages

Duração: 9m:45s

VIZELA AD AETERNUM

Sinopse: Uma viagem no tempo aos antepassados de Vizela, na altura apelidada de Cinnânia. Desde a invasão romana e do contributo deste povo a nível cultural e na construção de infraestruturas, que ainda hoje subsistem e embelezam a cidade. Passando por vários momentos históricos, nos sucessivos reinados, onde se destacam a infância de D.Sancho II passada na Quinta da Torre e o icónico momento da firmação do Tratado de Tagilde, que no próximo ano celebrará 650 anos. Percorrendo a evolução do concelho na utilização dos recursos termais, terminando com uma bênção do padroeiro da cidade, que olha por todos os Vizelenses.

Autores: Turma 10º D da Escola básica e secundária de Infias, Vizela

Duração: 4m:30s

O II Concurso de Curtas-Metragens: Vizela, segredos de um vale, é uma atividade organizada pelo departamento de juventude da Câmara Municipal de Vizela que pretende promover e exibir projetos audiovisuais, em formato de curta-metragem. Os conteúdos multimédia finais terão como tema principal o concelho de Vizela.
Esta iniciativa vai ao encontro da estratégia definida no plano estratégico de juventude de Vizela, onde se objetiva a promoção de atividades que desenvolvam as competências dos jovens, que desenvolvam o seu sentido de identidade e pertença e que lhes possibilite participar e interagir com a comunidade de forma criativa e contemporânea. Os conteúdos multimédia são a linguagem do século XXI, neste sentido, esta atividade encerra em si, todo o potencial de realização e participação juvenis que norteiam as politicas locais de juventude.

Os objetivos da iniciativa II Concurso de Curtas-Metragens: Vizela, segredos de um Vale são:
• Desenvolver competências de produção cinematográfica de curta duração junto da comunidade juvenil;
• Promover a expressão artística e cinematográfica do/as jovens;
• Promover a valorização da identidade e do território de Vizela através de uma linguagem artística e criativa;
• Promover o território de Vizela nas suas dimensões sociais, históricas paisagísticas, ambientais, culturais e demais dimensões que possam advir dos projetos a concurso.

O concurso destina-se a todas as pessoas entre os 14 e os 35 anos, residentes em Portugal, independentemente da sua nacionalidade;

Lê as normas do concurso e acede ao formulário de inscrição nos ficheiros que se encontram no topo desta página.


PRÉMIOS

Serão premiados as três melhores curtas-metragens, com os seguintes prémios:

     1º Prémio: 500 euros

     2º Prémio: 300 euros

     3º Prémio: 150 euros