Executivo visitou obras do Canil Municipal e Casa da Cultura

O Executivo Municipal, acompanhado pelos Presidentes de Junta, efetuou esta manhã uma visita às obras Canil Municipal e Casa da Cultura.

Na visita à obra do Canil Municipal, o Presidente da Câmara lembrou que esta obra é apenas um dos muitos exemplos do investimento que a Câmara Municipal tem efetuado nesta área, através da implementação do programa Vizela ProAnimal, no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes.

De realçar que desde que este Executivo tomou posse, a Câmara Municipal de Vizela entregou uma maior atenção a esta matéria, que foi completamente descurada nos mandatos anteriores, mas que é sem dúvida uma situação preocupante de preservação do bem-estar animal.

Victor Hugo Salgado destacou também que, apesar da candidatura ao programa estatal de incentivos financeiros para construção e modernização de centros de recolha oficial (CRO) de animais de companhia, não ter sido contemplada, a Câmara Municipal decidiu avançar para a construção da obra, tendo em atenção que a proteção animal é uma situação que muito preocupa a Autarquia.

De destacar ainda que o Canil Municipal é um projeto no valor de €259.850,00, acrescido de IVA e deverá estar concluído no primeiro semestre do próximo ano, criando desta forma, condições condignas de alojamento dos animais abandonados no Município.

De destacar que o edifico é constituído por três áreas distintas, edifício administrativo, zona para o canil (15 células) e gatil (4 células), ligados por uma pala e um pequeno corpo a poente, com jaulas de isolamento/sequestro e quarentena (4 célula), num total de capacidade de cerca de 160 animais. O projeto prevê ainda a criação de um espaço de recreio.

O Presidente da Câmara apresentou ainda alguns dos números do programa Vizela ProAnimal deste ano: 250 animais ajudados; controle de 3 matilhas das 5 que estavam catalogadas; 21 colonias de gatos identificadas; média de 2 adoções por mês (com esterilização, vacina da raiva e desparasitação). Informou que o abrigo provisório alberga neste momento meia centena de cães e três dezenas de gatos e existem 4 protocolos FAT – Família de Acolhimento Temporário (com alimentação, vacinação e desparasitação), tendo já sido efetuadas 59 esterilizações com cheque veterinário. O Edil lembrou que a Autarquia gasta neste momento cerca de 450,00€ por mês em alimentação e cerca de 400,00€ em medicação, destacando ainda a Vacinação Antirrábica e Identificação Eletrónica no veículo de socorro móvel animal, através da deslocação às freguesias 1 vez por mês (12 vezes/ano) e ao centro urbano – 1 vez por semana (48 vezes/ano).

A Câmara Municipal visitou também a obra da Casa da Cultura, no edifício do antigo matadouro, um projeto submetido a 2 de abril de 2019 e aprovada a 6 de junho de 2019 ao Aviso Norte 28 – 2018 – 04 – Estratégias de Eficiência Coletiva PROVER – Projetos Ancora, comprovando-se que se trata de um projeto novo e que nada se relaciona com a anterior candidatura submetida pelo anterior Executivo.

Esta candidatura tem o valor de 199.990,00€, com uma comparticipação inicial de 52.134,79€, mas que fruto de uma reprogramação foi reforçada, sendo agora o valor da comparticipação de cerca de 119.000,00€.

De destacar que a Câmara Municipal apresentou entretanto a candidatura “Vizela Mais Cultural” ao Aviso: NORTE-30-2019-32 – Cultura para Todos, uma candidatura no valor total de investimento de 159.438,78€ e com uma comparticipação de 135.522,96€.

Trata-se de uma candidatura imaterial com o objetivo de lançar as bases para uma intervenção cultural na Casa da Cultura, sendo que este espaço irá servir de plataforma para abrigar este projeto, que assenta numa lógica de descentralização cultural e tem como objeto a criação de espaços artísticos e a promoção de diversos espetáculos culturais diferenciadores, promovendo iniciativas de inclusão social que incentivem o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais de grupos de cidadãos mais vulneráveis – idosos, jovens, pessoas portadoras de deficiência e doença mental, desempregados e, pessoas em situação de vulnerabilidade social – permitindo o desenvolvimento de capacidades que contribuam para a sua integração social.

A obra da Casa da Cultura deverá estar concluída no primeiro trimestre do próximo ano e trata-se da recuperação de um edifício centenário, de matriz tradicional construtiva, recuperando o imóvel nas suas características físicas tradicionais e transformando e adaptando o seu interior para atividades culturais a desenvolver em Vizela.