CÂMARA MUNICIPAL REUNIU COM AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS

Ao longo dos últimos meses, e tendo em atenção a situação do surto epidémico, a Câmara Municipal implementou o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela, mas que apenas se tornaram possíveis pela abertura da sociedade civil e a respetiva colaboração em torno desta causa.

Assim, e tendo em atenção a evolução da pandemia de Covid-19, a Câmara Municipal está a elaborar um novo Plano de Contingência para esta 5ª fase, que se iniciou com a realização de testes antigénio aos funcionários e professores de creches, jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo da rede pública e privada do Concelho. A Câmara Municipal testou também todos os funcionários da Autarquia e terminou o regime de espelho.

O objetivo da realização dos testes é criar condições de segurança, em especial para esbater a propagação do surto associada a esta nova realidade, aferindo quem possa estar infetado e desta forma evitar a propagação, entre a comunidade vizelense.

No seguimento da preparação deste novo Plano, o Presidente da Câmara Municipal reuniu com os Agrupamentos de escolas para avaliar todas as medidas já implementadas neste ano letivo, assim como avaliar também todas as condicionantes de regresso às escolas para o início do 2ª período, face às contingências do COVID-19.

A Câmara Municipal continua a acompanhar atentamente o evoluir da pandemia no Concelho irá continuar a tomar todas as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.