Autarquia apresentou Cul-Tur Vizela 2014

O Município de Vizela, com o apoio do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal (GNP-AECT) e em colaboração com os municípios geminados de Caldas de Reis e Frontignan la Peyrade, vai acolher em julho de 2014, na nossa cidade, o projeto “Cul-Tur Vizela 2014 – Cultura e Turismo como motor de desenvolvimento local no âmbito da geminação de cidades europeias”.

O projeto resulta da aprovação de uma candidatura ao programa europeu “Europa para os Cidadãos”, ação “Encontros entre cidadãos de cidades geminadas”, sendo o único projeto português aprovado neste âmbito e conta com uma subvenção comunitária de 17.000 euros.

Termalismo, cultura urbana, a juventude, gastronomia autóctone e a promoção do caminho português a Santiago de Compostela serão as áreas prioritárias a desenvolver no âmbito deste projeto, que foi hoje apresentado em Vizela e que contou com a presença dos parceiros do projeto que reuniram para a apresentação geral e discussão da implementação técnica do projeto.

Este projeto baseia-se na vontade das autarquias, população e associações locais em promover a cooperação e a colaboração multicultural com vista a um desenvolvimento económico sustentável.

O projeto decorrerá em Vizela, de 25 a 27 de julho e contará com a participação de 590 intervenientes de Vizela, 97 de Caldas de Reis e 29 de Frontignan e também com a participação da população, de artistas, políticos e empresários.

A Autarquia considera este projeto uma grande oportunidade para promover a cooperação dos cidadãos das nossas cidades.

De entre as acões previstas, de destacar: um Workshop sobre Políticas Europeias, subordinado ao tema “A estratégia 2020 aplicada ao território”; um workshop Termalismo – “Visão sobre diferentes realidades”; a Criação Artística Conjunta (Grafitti – Mural da Geminação, Pintura, Intervenções artísticas, Música e Dança); os Caminhos de Santiago – “Palestra e exposição fotográfica” e Jornada Vizela-Santiago; Workshop Arte Urbana – “O que nos une?” (Festipop; Kaldarte; Rendez-vous Cultural); e por fim uma Mostra e Degustação de Produtos das cidades geminadas.

Câmara Municipal de Vizela

3 de março de 2014