Câmara apoia Santa Casa da Misericórdia na criação de novas respostas de apoio social

No seguimento do apoio deliberado pelo Executivo Municipal na reunião de Câmara de 25 de maio transato, realizou-se esta tarde a escritura pública de aquisição por parte da Santa Casa da Misericórdia de Vizela das instalações do Instituto Silva Monteiro.

No âmbito da Ação Social, cada vez mais a Autarquia tem assumido uma postura de congregação de esforços e de formação de uma consciência coletiva dos problemas sociais, indispensável à ativação dos meios e agentes de resposta e à otimização dos meios de ação a nível local.

Assim, e confrontada com uma nova crescente procura de respostas de apoio social aos indivíduos e famílias, a Câmara Municipal estabeleceu esta parceria, que se traduz numa mais-valia para o Concelho, em primeiro lugar para as várias freguesias do Concelho que não têm cobertura a nível social, nomeadamente Tagilde, S. Paio e Santo Adrião e, em segundo lugar, pelo facto da Santa Casa da Misericórdia de Vizela ser uma entidade competente com provas dadas e que tem demonstrado um serviço excecional meritório nesta área.

Este protocolo entre a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Vizela assegura a criação de resposta de apoio social na área da infância e do apoio aos idosos, através da aquisição do prédio urbano das antigas instalações do Instituto Silva Monteiro, criando condições para reconverter o espaço com novas valências de lar, centro de dia, creche e apoio domiciliário.

De realçar que o Instituto Silva Monteiro encerrou em 2015, e desde essa data que o prédio se encontrava a degradar-se, surgindo agora a possibilidade de colocar aquele espaço ao serviço da comunidade.

Este protocolo estabelece ainda a atribuição de apoio financeiro à Santa Casa da Misericórdia de Vizela para a aquisição do referido prédio urbano para o desenvolvimento da sua atividade, através da concessão de transferência de € 345.000,00.

Esta parceria vem no seguimento da nova dinâmica implementada por este Executivo Municipal na área da ação social e no reforço da sua ação no âmbito da intervenção social municipal, e que resultou na criação do programa Vizela + Social, um programa que assenta na reestruturação total da área social, assim como de criação de verdadeiras almofadas sociais no Concelho.