CÃMARA APRESENTA SEGUNDA FASE DE REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE DAS TERMAS

No seguimento da intervenção efetuada em 2019, de revitalização do Parque das Termas, que se traduziu na maior das últimas décadas, em especial no Monte do Parque, a Câmara Municipal vai apresentar a segunda fase de requalificação do Parque, amanhã, dia 25 de julho, pelas 16.00h, no Chalé do Parque das Termas.

De destacar que esta segunda fase já se encontra no terreno, com a requalificação das margens e leito do rio Vizela, no Parque das Termas, através da construção de um muro, no seguimento e mesmos moldes do que foi executado na primeira fase.

Em 2019, foi efetuada a maior revitalização do Parque das Termas de Vizela das últimas décadas, em especial no Monte do Parque, em conjunto com a Companhia de Banhos de Vizela e a União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João, que se traduziram na reconversão da área ocupada com vegetação de crescimento rápido e espontâneo, convertendo-a numa área perfeitamente integrada no panorama geral do Parque das Termas. A intervenção incluiu ainda o aumento da área arbórea, a valorização da estrutura de caminhos, a criação de uma plataforma multiusos que possibilite a concentração de pessoas e ocorrência de atividades lúdicas e de entretenimento, a recuperação do edifício antigo anexo ao tanque principal e a recuperação do coreto.

Em 2020, e pelo seu enorme valor patrimonial natural e histórico, bem como pelo excelente estado de conservação, a Associação Portuguesa de Jardins Históricos decidiu integrar no seu inventário o Parque das Termas de Vizela, atribuindo-lhe formalmente o estatuto de “Jardim Histórico”.

Assim, e ao longo dos últimos anos, a Câmara Municipal tem apostado na recuperação, requalificação e revitalização do Parque das Termas, assim como na requalificação das margens e leito do rio Vizela, no sentido de os devolver a Vizela e aos Vizelenses.