Câmara assinou protocolo com ARS Norte para implementação de consultas de saúde oral

O Presidente da Câmara assinou esta manhã um protocolo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde do Norte e a Câmara Municipal de Vizela para a implementação de consultas de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde, nos cuidados de saúde primários.

No âmbito deste protocolo, que vai permitir a prestação de consultas de saúde oral no Centro de Saúde de Vizela, o Município de Vizela suporta os custos de aquisição de uma cadeira de dentista e do material de consultório que vai ser instalado no Centro de Saúde.

Trata-se de um investimento da Autarquia de cerca de 50 mil euros, que vai garantir uma melhoria do acesso da população a cuidados de saúde oral.

A Administração Regional de Saúde do Norte, por sua vez, compromete-se a afetar todos os recursos técnicos e humanos necessários à prestação de consultas de saúde oral.

De destacar que a cerimónia de assinatura deste protocolo, que decorreu esta manhã, contou com a presença do bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, sendo que não esteve presente a Secretária de Estado da Saúde, por estar a acompanhar a situação do helicóptero do INEM.

Para além de Vizela, assinaram o protocolo aos municípios de Amarante, Armamar, Baião, Fafe, Guimarães, Maia, Mesão Frio, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Com esta parceria, a Câmara Municipal associa-se assim ao programa para a saúde do atual Governo que estabeleceu como prioridade expandir e melhorar a capacidade de resposta da rede de cuidados de saúde primários, designadamente pela ampliação da cobertura do Serviço Nacional de Saúde na área da saúde oral.