Câmara assinou protocolo para a instalação de Espaços do Cidadão em Vizela

A Câmara Municipal de Vizela assinou esta manhã o protocolo para a instalação de Espaços do Cidadão no concelho, com vista à instalação de estruturas de prestação de serviços de atendimento digital assistido aos cidadãos e às empresas, no concelho de Vizela, designadas “Espaços do Cidadão”.

Na cerimónia foram assinados os protocolos com os municípios da CIM do Ave para a criação da rede “Espaços do Cidadão” na região, que se enquadra no Programa Aproximar, nos termos do Decreto-Lei n.º 74/2014, de 13 de maio, uma oferta de atendimento complementar aos serviços hoje existentes, não visando substituí-los.

A cerimónia teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão e contou com a presença do Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, do Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa, e das seis câmaras que aderiram ao projeto na Comunidade Intermunicipal do Ave: Fafe, Guimarães, Póvoa do Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

O Espaço do Cidadão concretiza o conceito de atendimento digital assistido, que permite aos cidadãos com pouca literacia informática o acesso à internet e a diversos serviços online disponibilizados pela Administração Pública, com o apoio de mediadores. Uma medida que procura a defesa do acesso equitativo aos serviços públicos digitais, bem como a sua aproximação à população.

Ao abrigo destes protocolos, vão ser instalados 28 Espaços do Cidadão nos seis municípios do Ave, iniciando em novembro deste ano, e terminando em junho de 2015.

Em Vizela serão instalados três espaços de cidadão com dois postos de atendimento cada um, a saber: edifício-sede da Câmara Municipal de Vizela, Junta de Freguesia de Infias  e União de Freguesias de Tagilde e Vizela (São Paio).