Câmara inaugura monumentos de homenagem ao Povo de Vizela e a Manuel Campelos

A Câmara Municipal iniciou as obras dos monumentos de homenagem ao Povo de Vizela e de homenagem a Manuel Campelos que serão inaugurados no próximo dia 19 de março, no âmbito das comemorações do 21 º aniversário do Município de Vizela.

Assim a Câmara Municipal vai inaugurar no dia 19 de março um monumento de homenagem ao Povo de Vizela, que ficará na rotunda de S. Miguel.

Por isso, com este monumento ao Povo de Vizela, a Câmara Municipal pretende homenagear todos aqueles que fizeram de um sonho comum a independência de um Povo e recordar o que os vizelenses fizeram outrora, perpetrando, no tempo e no espaço, o feito, a vitória, a luta e a coragem de quem não quis desistir e deu a Vizela aquilo que é hoje.

Assim, e 21 anos depois da Assembleia da República ter ouvido a nossa apaixonada reivindicação e nos ter dado o Concelho, vai a Câmara Municipal prestar a devida homenagem à causa vizelense de luta pela autonomia administrativa que é, sem dúvida, aquela que mais identifica os vizelenses: lutadores, apaixonados e orgulhosos de pertencer à sua terra.

Ainda no seguimento da intenção do Município de Vizela em perpetuar a memória de Manuel da Costa Campelos para as gerações vindouras, a Câmara Municipal vai prestar-lhe uma homenagem com a atribuição da toponímia ‘Avenida Manuel da Costa Campelos’ à ligação da rua Dr. Braulio Caldas à rotunda da GNR e com a inauguração de um monumento evocativo ao cidadão honorário do Município de Vizela, prestando uma homenagem pública a um Homem que encabeçou uma luta fulcral para o futuro dos Vizelenses e que se entregou a uma causa pública de forma abnegada.

Vizela celebra assim este ano o seu 21.º aniversário, relembrando o conflito popular de vários séculos, em que os vizelenses lutaram pela liberdade da nossa terra e Vizela atingiu o sonho de voltar a ser Concelho, a 19 de março de 1998.