Câmara Municipal apresentou Vizela + Social

No seguimento da nova dinâmica implementada por este Executivo Municipal na área da ação social, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela apresentou o programa Vizela + Social, um programa que assenta na reestruturação total da área social, assim como de criação de verdadeiras almofadas sociais no Concelho.

Assim, e decorrente de nova dinâmica autárquica impulsionada pelo atual executivo municipal, no âmbito da Ação Social, cada vez mais a Autarquia tem assumido uma postura de congregação de esforços e de formação de uma consciência coletiva dos problemas sociais, indispensável à ativação dos meios e agentes de resposta e à otimização dos meios de ação a nível local.

O Vizela + Social integra um conjunto de oito medidas de intervenção, a saber: novas instalações/nova dinâmica na intervenção psicossocial, envelhecimento saudável, crianças e jovens em risco, incentivo à natalidade – Cheque Bebé, Banco Local de Voluntariado, violência doméstica, igualdade de género e apoio à família.

De realçar que no âmbito desta nova dinâmica, foi inaugurado o novo espaço dos serviços municipais de ação social, com espaço próprio e com melhores condições, tendo também sido reformuladas iniciativas já existentes, nomeadamente o Banco Local de Voluntariado, a Loja Social e o Cartão Sénior.

Todas estas medidas se traduzem num investimento anual da Autarquia de cerca de 544.000,00€, quase duplicando o valor atribuído nos anos anteriores, com destaque para as novas iniciativas e novas áreas de ação na área social, das quais são exemplo o Cheque bebé, na área de apoio à família, tendo a Câmara já atribuído 223 cheques, num valor de 223.000,00€, e o passeio à Quinta da Malafaia, na área do envelhecimento saudável.

Destaque também para as alterações das fórmulas de financiamento das bolsas de estudo, em qua a Câmara Municipal quadruplicou o valor atribuído de 15.000,00€ para 60.000,00€, passando a atribuir seis vezes mais bolsas, de 25 para 150 bolsas atribuídas.

Com a execução deste programa, a Câmara Municipal reforça a sua ação no âmbito da intervenção social municipal, nomeadamente, nas áreas do apoio à família, da igualdade de género, violência doméstica e pessoas dependentes e seus cuidadores e/ou familiares, sempre com o objetivo de criar uma Vizela + Social.