CÂMARA MUNICIPAL COMEMORA 26.º ANIVERSÁRIO

Vizela celebra este ano o seu 26.º aniversário, assinalando uma data de extrema importância para a nossa História, comemorando a conquista da liberdade administrativa, que viu finalmente o seu objetivo alcançado a 19 de março de 1998.

O Município de Vizela comemora, assim, o seu 26.º aniversário, data que todos os anos é assinalada de forma solene, envolvendo toda a comunidade vizelense para avivar a memória dos que viveram a conquista do Concelho e, sobretudo, transmitir aos mais novos a importância dessa luta histórica.

Nesse seguimento, a Câmara Municipal organizou um programa comemorativo do 26.º aniversário do Município de Vizela, que decorrerá nos dias 15 a 19 de março, com um vasto programa, que, a título adicional ao programa anteriormente apresentado, contará com mais um dia de programa, na noite de sexta-feira, dia 15 de março, com a atuação do artista surpresa deste programa comemorativo, Pedro Mafama, pelas 22.0h, Praça da República. Pedro Mafama é um dos mais importantes artistas nacionais no momento, autor da música “Preço Certo”, um dos temas com maior “airplay” nas rádios nacionais. Neste novo álbum, Pedro Mafama mostra o resultado de anos de estudo da música popular portuguesa, debruçando-se sobre os bailes, as marchas e as rumbas portuguesas, com composições da sua autoria, celebrando o momento atual.

No dia 16 de março, sábado, a Câmara Municipal vai inaugurar a obra de Construção de Passadiços – Requalificação das Margens do Rio Vizela e Ribeira de Sá, pelas 10.00h, uma obra se encontra na sua fase final de execução, resultado da aprovação da candidatura apresentada ao COMPETE 2020 – EIXO 7 REACT – FEDER, no valor de 1 743 812,46 €, com uma comparticipação de 1 285 000,00 €.

No dia 17 de março, domingo, pelas 11.00h, terá lugar a inauguração da Avenida Abade de Tagilde, no seguimento da política de requalificação do centro urbano, inserida no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela e no RUS – Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável.

A tarde de domingo está reservada ao programa da RTP, Aqui Portugalque todas as semanas parte à descoberta de uma localidade diferente, mas também dos vários usos, costumes e tradições de Portugal, e vai estar em direto a partir da Praça da República, das 14h30 às 20.00h.

No dia 18 de março, segunda-feira, à noite, pelas 22.00h, sobe ao palco da Praça da República, a cantora Aurea, seguindo-se a tradicional sessão de fogo de artifício. Aurea é uma das mais bem sucedidas e populares artistas do panorama musical português. A sua carreira começou em 2010 e conta, até à data, com dois discos de ouro, um disco de platina e um outro de dupla platina. Além de um Globo de Ouro como “Melhor Intérprete Individual”, Aurea foi a grande vencedora do galardão de “Best Portuguese Act” da MTV Portugal em dois anos consecutivos. Em março de 2023, Aurea editou “Moods”, o seu novo álbum que marca a sua estreia como compositora e a celebração dos seus 10 anos de carreira.

O dia 19 de março será marcado pelas cerimónias solenes. Às 9.00h terá lugar a celebração da missa solene do aniversário do Concelho, na igreja de S. Miguel, seguindo-se às 10.00h a receção dos convidados no Edifício-sede do Município (Praça do Município). Às 10.30h terá lugar a sessão solene no Auditório Municipal Francisco Ferreira, onde a Câmara Municipal, ao abrigo do Regulamento do Conselho das Condecorações Municipais, vai atribuir as medalhas honoríficas de mérito do Município e os galardões de mérito, os ‘jovens quadros vizelenses’ que atualmente, pelo percurso de vida, académico e profissional, se destacam a nível nacional, nas suas mais variadas vertentes, sejam elas na cultura, na ciência, na comunicação, na música, na moda ou no desporto.

A tarde do dia 19 de março será também de festa com os concertos de Jorge Pacheco e Augusto Canário, na Praça da República, a partir das 15.00h.

A Câmara Municipal vai promover, à semelhança dos anos transatos, entre os dias 8 e 24 de março, um espaço de diversão no parque de estacionamento da Portela, com vários carrosséis, cuja principal atração será a Roda Gigante de 18 metros, uma diversão para toda a família.

O programa comemorativo do 26.º aniversário do Município volta a integrar a Feira do Bolinhol, no Jardim Manuel Faria, cuja abertura oficial terá lugar na sexta-feira, dia 15 de março, às 18.00h.