CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA RECEBE 287.120,98€ DO FUNDO DE SOLIDARIEDADE DA UNIÃO EUROPEIA – EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DA DOENÇA COVID-19

A Câmara Municipal de Vizela viu aprovada a sua candidatura ao Programa Operacional de Assistência Técnica 2020 para o apoio aos custos públicos decorrentes do combate à pandemia da doença COVID-19, no âmbito do Regulamento Nacional de Aplicação do Fundo de Solidariedade da União Europeia- Emergência de Saúde Pública da doença COVID-19.

De realçar que, tendo em atenção a situação do surto epidémico, a Câmara Municipal implementou o Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19, um conjunto de medidas para assegurar o combate ao surto, o estímulo à recuperação económica e a proteção social, para ajudar quem mais precisa e para retomar, tão rapidamente quanto possível, o fulgor que caracteriza o concelho de Vizela, tendo apoiado um conjunto de associações e adquirido um conjunto de bens e serviços que contribuíram de forma inequívoca para o combate à pandemia da doença COVID-19.

De realçar que a Câmara Municipal efetuou despesas no âmbito do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19 de mais de um milhão de euros, contudo, a despesa elegível para esta candidatura era de apenas o limite máximo de 150 mil euros por candidatura, ao qual poderia acrescer um montante remanescente, que seria distribuído proporcionalmente pelos Municípios com despesa superior a 150 mil euros, com o processo devidamente instruído, o que aconteceu com o Município de Vizela, tendo recebido 287.120,98€, ou seja, mais 137.120,98€.

De relembrar que a Câmara Municipal, no âmbito do Programa de Apoio Municipal – VIZELA COVID-19 executou uma série de medidas com o objetivo de criar condições de assistência imediata à população afetada, tendo sido uma das autarquias exemplo no combate ao surto, e uma das primeiras a assegurar a realização de testes de despiste e diagnóstico do novo coronavírus COVID-19 nas IPSS, para reforçar a segurança e rastrear os mais vulneráveis.

A Câmara Municipal continua a acompanhar atentamente o evoluir da pandemia no Concelho e irá continuar a tomar todas as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação periódica das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.