CÂMARA PERPETUA HISTÓRIA DO BOLINHOL EM LIVRO

A Câmara Municipal de Vizela apresentou o livro ‘Pão de Ló Coberto de Vizela, Apontamentos para a História’, no passado sábado, da autoria do vizelense António Cunha, apostando na preservação deste ícone da gastronomia e da cultura vizelense.

Assim, a Câmara Municipal de Vizela apresenta este livro sobre a história do Bolinhol, da autoria do vizelense António Cunha, que se traduz numa investigação histórica à origem do nosso doce tradicional e vem recordar a nossa história e o nosso legado na área da gastronomia.

O autor, António Cunha, agradeceu à Câmara Municipal por todo o apoio na edição deste livro, afirmando ter sido muito gratificante a realização do mesmo e dedicou-o a todos os produtores de Bolinhol de Vizela, que contribuíram para o seu conteúdo. Disse ter sido uma investigação que lhe deu imenso orgulho fazer, manifestando o desejo que todos gostem do livro.

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela destacou que a edição deste livro assenta em quatro grandes pressupostos: a identidade, pois o bolinhol é um traço distinto da nossa identidade; o recapitular da nossa história, pois dá a conhecer a historia e património gastronómico do Concelho; uma homenagem a todos que contribuíram, não só para ao criação do Bolinhol, mas também para a sua dinamização e promoção, nomeadamente a sua criadora e todos os produtores deste doce; e a estratégia económica, pois toda a aposta no Bolinhol está intrínseca ao desenvolvimento económico.

O Edil disse ainda ser muito importante continuar a criar condições para consolidar o trabalho na área da promoção do Bolinhol, destacando a Feira do Bolinhol, a certificação do Bolinhol e agora a edição deste livro que vem reforçar a aposta da Autarquia.

Com a edição deste livro, a Câmara Municipal de Vizela pretende, assim, continuar a aposta na valorização do Bolinhol, que faz parte do património gastronómico de Vizela há mais de um século, concentrando em si caraterísticas históricas, culturais e económicas relevantes que merecem ser protegidas, preservadas, valorizadas e promovidas. Um doce único que é uma mais-valia gastronómica do Concelho de Vizela, da região Norte e de Portugal.