CÂMARA REALIZA PODA FITOSSANITÁRIA DE ÁRVORES NO PARQUE DAS TERMAS

No âmbito da segunda fase da requalificação do Parque das Termas, um projeto de requalificação ambicioso e global, que deverá ser executado até 2025, encontra-se neste momento a ser executada a poda fitossanitária de árvores no Parque.

De destacar que, no âmbito desta intervenção de fundo no Parque das Termas, foram já executados os muros e novas guardas de proteção e segurança, colocada a nova Ponte do Mourisco, removidos os raizeiros e substituídos os bancos por novos de madeira, iguais aos do centro urbano, reforçando a qualidade no sentido de padronizar e uniformizar, replicando os bancos colocados no Jardim Manuel Faria, seguindo-se agora a poda fitossanitária das árvores.

De salientar que as podas são intervenções muito relevantes pois têm influência na condição fitossanitária das árvores e contribuem para melhorar a resiliência, prevenir patologias, aumentar a longevidade e promover a segurança. Será realizada a poda de toda a área/extensão do Parque das Termas, estimando-se aproximadamente 450 unidades, devendo ser executada em cerca de dois meses.

De realçar ainda que a segunda fase da requalificação do Parque das Termas vem no seguimento da intervenção de revitalização efetuada em 2019, e que se traduziu na maior das últimas décadas, em especial no Monte do Parque, e integra ainda a requalificação das entradas e acessos, a colocação de nova iluminação, a requalificação do lago grande com a colocação de uma fonte, a criação de uma praceta de homenagem ao 25 de abril, e a manutenção e reflorestação dos espaços verdes e plantação de novas árvores.

Assim, e ao longos dos últimos anos, a Câmara Municipal tem apostado na requalificação das margens e leito do rio Vizela e na recuperação, requalificação e revitalização do Parque das Termas, no sentido de os devolver a Vizela e aos Vizelenses.