Câmara sensibiliza para início do sistema de recolha por contentorização

No seguimento da implementação do programa ‘Vizela Mais Limpa’, a Câmara Municipal de Vizela vai fazer uma ação de sensibilização, no próximo dia 30 de setembro para marcar a entrada em funcionamento do sistema de recolha por contentorização.

De realçar que os novos contentores enterrados no centro da cidade entram em funcionamento a partir da próxima terça-feira, dia 1 de outubro e vem substituir o atual sistema de recolha de resíduos urbanos, exclusivamente efetuado por porta-a-porta, por um serviço de recolha misto, ou seja porta-a-porta e contentorização.

Assim, a partir do dia 1 de outubro, e apesar de Câmara Municipal dispor de um serviço de recolha misto, deverá ser privilegiada a deposição de resíduos para recolha nos contentores enterrados instalados, em detrimento da deposição na via pública para recolha.

O sistema por contentorização vai substituir o atual sistema de recolha de resíduos urbanos porta-a-porta, tendo sido instalados 54 contentores enterrados no centro da cidade, seguindo-se a colocação de 66 contentores semienterrados em todas as freguesias.

De realçar que o programa ‘Vizela Mais Limpa’ tem como objetivo melhorar de forma substancial a qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses, através da:

– substituição do sistema atual de recolha de resíduos urbanos porta-a-porta por um sistema progressivo de contentorização;

– aquisição de varredora mecânica;

– aquisição de camião de limpeza urbana;

– colocação de contentores de recolha seletiva;

– e promoção de ações de sensibilização.

De realçar que o sistema de recolha por contentorização, por vários motivos, é técnica e ambientalmente mais vantajoso face ao sistema atualmente existente, permitindo não só uma redução com os custos de recolha, mas, acima de tudo, proporciona um ambiente mais limpo e agradável.

Assim, e para sensibilizar para a colaboração de todos os vizelenses para o sucesso desta medida, provando que este sistema se transformou numa mais-valia para o Concelho, a Câmara Municipal vai efetuar uma ação de sensibilização no dia anterior à entrada em funcionamento desta medida, no próximo dia 30 de setembro, ás 16.00h, no parque de estacionamento junto ao edifício sede da Câmara Municipal.