Campanha ‘Procuram-se abraços’ lançada em Vizela

 

Foi esta manhã apresentada na Casa das Coletividades, a campanha ‘Procuram-se abraços’ para encontrar novas famílias de acolhimento para crianças que estejam a viver em instituições.

O Serviço de Acolhimento Familiar da Associação Mundos de Vida pretende selecionar e formar uma nova geração de famílias de acolhimento, com motivação humanitária e que, temporariamente, estejam dispostas a acolher crianças que não se encontrem a viver num ambiente familiar.

A sessão iniciou com a apresentação de vídeos motivacionais da campanha “Procuram-se Abraços 2014”, aos quais se seguiram as intervenções do Presidente da associação “Mundos de Vida”, Manuel Araújo, da Presidente da CPCJ, Diana Borges, e do Presidente da Autarquia, Dinis Costa.

A divulgação desta campanha, de modo a que a informação chegue ao maior número de pessoas, tem como objetivo encontrar mais famílias de acolhimento para que se possa garantir o “direito de uma criança crescer numa família”.

Nesta sessão foi também apresentada a petição “Uma criança tem direito a crescer numa família”, promovida pela Mundos de Vida, no âmbito da campanha “Procuram-se Abraços 2014”, com o propósito de lançar o debate na Assembleia da República sobre a problemática da institucionalização de crianças.

Com esta petição nacional, a Mundos de Vida propõe que a Assembleia da República estabeleça a “criação efetiva de uma rede de acolhimento familiar que cubra as necessidades do país de forma progressiva”, bem como a “obrigação, num prazo de dois anos, das crianças até aos três anos de idade serem acolhidas temporariamente numa família de acolhimento, não sendo permitido serem colocadas numa instituição até que as entidades competentes decidam sobre o seu futuro”.