‘CANTANDO ABRIL’ TRAZ 600 ALUNOS À PRAÇA DO MUNICÍPIO

No âmbito do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal, em articulação com os dois Agrupamentos de Escolas e os seus Planos Culturais de Escola, inseridos naquilo que é o Plano Nacional das Artes, vai promover a atividade “Cantando Abril”, um espetáculo protagonizado pelos alunos dos dois agrupamentos de escolas, que trará à Praça do Município cerca de 600 alunos do concelho.

Este espetáculo terá lugar dia 24 de abril, pelas 10.30h, sendo que antes, pelas 10.00h, terá lugar a abertura oficial da instalação artística “Malas de Memórias de Abril” e a exposição “Rostos da Resistência”, numa parceria entre a Câmara Municipal e os dois Agrupamentos de Escolas, na Galeria do Auditório Municipal Francisco Ferreira.

Exposição “Rostos da resistência”

Para a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, o AE S. Bento, Vizela envolveu os alunos do 11º e 12º anos de escolaridade, na disciplina de História A, num projeto de investigação, sob o tema “Rostos da Resistência”, tendo por base os processos dos Vizelenses que constam no arquivo da PIDE, existentes no Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT). A partir da série documental «Registo Geral de presos», constituído por mais de 29 mil processos, conseguiu-se apurar 12 indivíduos do sexo masculino e 4 do sexo feminino que estão ligados a Vizela por naturalidade e /ou residência e, no caso das mulheres, por proximidade ao concelho, que foram presos pelas mais diversas razões: “motivos políticos”, “alteração da ordem pública”, “atividades subversivas”, “comunismo” ou “emigração clandestina”. Com base no processo de cada detido e das informações processuais adicionais, foi feita uma contextualização do Estado Novo e a biografia prisional de cada detido, procurando desvendar as vivências dos portugueses durante o Estado Novo, a partir de exemplos dos Vizelenses e assim contribuir também para uma melhor compreensão da História local. Este trabalho culminou na realização desta exposição na Câmara Municipal de Vizela.

Exposição “Malas de Memórias de Abril”

A exposição pretende refletir vivências do quotidiano, assinalando momentos históricos marcantes, nomeadamente os períodos do Estado Novo, a Guerra Colonial e o pós-25 de Abril de 1974.

Os vários objetos expostos nas malas procuram reviver memórias de um passado, que alicerça o presente e projeta o futuro, reforçando a identidade de meio século de Democracia.

O Agrupamento de Escolas de Vizela celebra orgulhosamente os 50 anos daquele dia “de sonho e melodia”. Fazemo-lo, porque temos memória e sabemos que um país sem História é um país sem futuro. E juntos construímos FUTURO.

De destacar que se trata de uma atividade inserida no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, que integra um conjunto de iniciativas ao longo do ano, como teatro, livros, música, exposições, fotografia, entre outros, e que será realizado numa parceria com a Sociedade Filarmónica Vizelense e o condomínio dos espaços comerciais do Fórum Vizela – Condomínios & Companhia.