caracterização do concelho

O Município de Vizela, criado pela Lei nº63/98, localiza-se na região Norte (noroeste), nas convergências das províncias do Minho e do Douro Litoral. Pertence ao distrito de Braga e tem por limites, a Norte, o concelho de Guimarães; a nascente, o concelho de Felgueiras; a Sul, o concelho de Lousada e a Poente os concelhos de Guimarães e Santo Tirso. 

O Concelho de Vizela possui uma área de 24Km2 e 22 595 habitantes (censos 2001). É composta por sete freguesias (S. João, S. Miguel, St.ª Eulália, St.º Adrião, Infias, Tagilde e S. Paio), que têm como sede a cidade de Vizela. 

No concelho predomina a indústria têxtil, vestuário e calçado e possui um desenvolvido comércio. As empresas existentes estão, essencialmente, ligadas ao ramo têxtil, vestuário e calçado, cuja produção está direccionada, quase exclusivamente, para o mercado externo. 

O acesso ao concelho de Vizela é feito, predominantemente, por noroeste, estando ligado às principais cidades do País. O concelho é atravessado, no sentido Noroeste-Sudoeste, pela EN 106, que constitui um importante eixo viário, tanto no acesso aos concelhos limítrofes de Guimarães, Santo Tirso, Lousada e Penafiel, servindo igualmente de ‘corredor’ de ligação entre as várias vias que servem o concelho. 
A mesma via, complementada pela EN 207-1, no sentido Oeste-Sul, permite também o acesso ao IP4, A11, vias privilegiadas de ligação à zona interior da Região Norte. 
Destaque ainda para a EM 513 – VIM (Via Intermunicipal), no sentido Oeste-Este, que permite o acesso à A7 e, subsequentemente, à A3 e A11, vias de ligação ao litoral Norte e às principais cidades minhotas. 

O Concelho é ainda servido pela rede ferroviária nacional – linha 11 (Guimarães), possuindo uma estação, a partir da qual é possível o trânsito nacional e internacional de pessoas. 

No que diz respeito ao Turismo, são inúmeros os recursos existentes, quer culturais, quer naturais. Todavia, Vizela está intimamente associada à prática do termalismo, tendo sido este um legado deixado pelos povos romanos. 

Aproveitando a qualidade terapêutica das águas, indicadas para doenças respiratórias, doenças de pele e reumatismos, o actual balneário termal foi construído em 1870. 

Mas para além das Termas, são inúmeras as atracções que Vizela possui, desde paisagens naturais, como a obtida através do Santuário de S. Bento das Pêras, passando pelo património histórico construído, como a Ponte Romana. 

Mas, há mais, muito mais… Vizela tem uma actividade económica e cultural muito dinâmica, criando assim uma oferta diversificada, capaz de satisfazer as diversas necessidades dos seus visitantes e turistas.