Escola Básica do Monte vence concurso Cantina Saúde

O projeto Cantina Saúde, promovido pela Município de Vizela, no âmbito da Agenda 21 Local, desenvolveu-se durante este ano letivo 2013/2014 e termina hoje com a atribuição dos prémios do Concurso Cantina Saúde, integrado no referido projeto.

O Concurso Cantina Saúde teve como critério de avaliação a qualidade das ementas e refeições escolares, acatado pelas novas orientações legais, com atribuição de um bónus às escolas que, para além da aplicabilidade das recomendações na elaboração de ementas, ainda promoveram uma semana temática, que privilegiou o consumo de um alimento/grupo de alimentos considerados saudáveis.

O primeiro prémio foi atribuído à Escola Básica do Monte, que, com distinção, elaborou as suas ementas respeitando as recomendações legais, melhorando assim a qualidade das refeições fornecidas aos seus alunos.

O segundo lugar atribuído ao Jardim de Infância de S. João e o terceiro lugar ao Jardim de Infância do Campo da Vinha, aos quais foi atribuído o respetivo prémio de mérito, pela qualidade das suas ementas.

Os prémios serão entregues nas referidas escolas pelo Presidente da Câmara Municipal, Dinis Costa, e pela Vereadora da Educação, Dora Gaspar.

As cantinas cuja gestão direta cabe a este Município (EB S. Miguel e EB Lagoas), por motivos de incompatibilidade não ficaram abrangidas no concurso.

O projeto Cantina Saúde, dinamizado pelo setor de Educação do Município de Vizela, concertou ainda outro conjunto de intervenções que incidiram na melhoria efetiva da qualidade dos refeitórios escolares do nosso Concelho.

Foram implementadas diversas ações, entre elas, sessões de formação sobre higiene e segurança alimentar para os (as) cozinheiros (as) e auxiliares de cozinha das cantinas, e sobre novas orientações para elaboração de ementas dirigida aos responsáveis pela elaboração das ementas nas escolas.

Foram ainda realizadas avaliações higio-sanitárias dos refeitórios e das ementas elaboradas pelas escolas.

É do total interesse da Autarquia, que as refeições escolares servidas nas escolas do Concelho sejam saudáveis e equilibradas, promovendo o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças e jovens deste Concelho.