Escola Básica dos Enxertos venceu concurso “Despertar para a Saúde e Segurança no Trabalho”

Os alunos do quarto ano da turma E, da Escola Básica dos Enxertos, foram os vencedores do concurso “Despertar para a Saúde e Segurança no Trabalho”, um concurso promovido pela Câmara Municipal, em parceria com o Centro Local do Ave da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, no âmbito da iniciativa “Despertar para a Segurança e Saúde no Trabalho”, levada a cabo junto das turmas do 4º ano das escolas do 1º ciclo de Vizela.

Esta entrega de prémios marcou o encerramento das atividades do Dia Nacional para Prevenção e Segurança no Trabalho 2015, promovidas pela Câmara municipal de Vizela, em parceria com o Centro Local do Ave da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho.

A ação tinha como objetivo implementar uma cultura de segurança nas escolas e sensibilizar os jovens do Ensino Básico para as questões de segurança no trabalho.

As ações de sensibilização decorreram entre os meses de março a maio, culminando com a entrega dos prémios aos vencedores do concurso, na passada segunda-feira (1 de junho), na Praça do Município, no âmbito da Feira do Livro.

A cerimónia de entrega dos prémios contou com a presença da Vereadora da Educação, Dora Gaspar, e DO Diretor do C.L.A. da ACT, Miguel Berbereia Costa. Esteve também presente a representante da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, Emília Telo, que apresentou o projeto NAPO e as ferramentas didáticas disponíveis para os professores. A entrega dos prémios às turmas vencedoras foi feita pelo protagonista da série de animação Napo.

Classificações:

1.º Lugar: 4.º E – E.B. Enxertos, com o tema “A cozinheira”;

2.º Lugar: 4.º E – E.B. Devesinha, com o tema “O perigo está em todo o lado”;

3.º Lugar: 4.º A – E.B. Lagoas, com o tema “O Bombeiro”.

Os prémios atribuídos foram os  seguintes:

1.º Classificado: 4 horas de ténis grátis (para todos os alunos da turma);

2.º Classificado: 3 horas de ténis grátis (para todos os alunos da turma);

3.º Classificado: 2 horas de ténis grátis (para todos os alunos da turma).

Recorde-se que a EU-OSHA, Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, em conjunto com o Consórcio Napo, concebeu uma série de ferramentas didáticas para professores sobre segurança e saúde no trabalho (SST), com o objetivo de incluir as questões de segurança e saúde, de uma forma divertida e imaginativa, na aprendizagem das crianças do ensino básico, utilizando os videoclipes e as atividades criativas do Napo.

No contexto da iniciativa local “Despertar para a Segurança e Saúde no Trabalho”, o C.L.A. e a Câmara Municipal de Vizela realizou um conjunto de sessões de sensibilização, durante os meses de abril e maio, junto das turmas do 4º ano das escolas do 1º ciclo do Concelho de Vizela, nas quais se propôs aos alunos uma reflexão sobre os acidentes no local de trabalho, a sua prevenção, bem como a utilização dos equipamentos de proteção adequados.

Nesta sequência, as escolas foram convidadas a participar num concurso que visou premiar trabalhos alusivos à temática da prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais, culminando esta iniciativa com a entrega dos prémios às turmas que apresentaram os melhores trabalhos.