Escolhido voluntário para projeto de Serviço de Voluntariado Europeu em Frontignan La Peyrade

Entre dinâmicas e entrevistas, passadas todas as fases de um processo de seleção, a Câmara Municipal escolheu o candidato Carlos Filipe Rocha, jovem vizelense de 21 anos, residente na União das Freguesias de Tagilde e Vizela São Paio, para o projeto de Serviço de Voluntariado Europeu, que terá lugar em Frontignan la Peyrade (França), de 1 de março a 31 de outubro de 2019.

A Câmara Municipal de Vizela agradece a inscrição de todos os candidatos e a motivação que demonstraram pelo projeto.

A campanha 2019 registou 12 candidaturas, dos quais compareceram a entrevista de seleção dois participantes.

O voluntário Carlos Filipe partiu ontem, dia 27 de fevereiro para a cidade geminada com Vizela, Frontignan la Peyrade.

Parabéns ao voluntário escolhido, que com certeza irá representar muito bem o nosso Concelho.

De lembrar que o Serviço Voluntário Europeu (SVE) é um programa que permite aos jovens entre os 18 e os 30 anos efetuarem um serviço de voluntariado num país diferente do seu país de origem tendo por objetivo contribuir para o desenvolvimento da comunidade onde estarão inseridos.

Em termos gerais, os voluntários deste projeto irão promover a mobilidade europeia dos jovens da cidade francesa e terão também a oportunidade de colaborar na organização e dinamização de várias atividades culturais, desportivas e educativas dos serviços de juventude e/ou cultura da câmara de Frontignan.

Aprender a aprender, sentido de iniciativa e empreendedorismo, expressão e consciência cultural, comunicação em língua estrangeira, aptidões digitais, sociais e cívicas são algumas das competências desenvolvidas no Serviço de Voluntariado Europeu.

Um programa de forte cariz educativo e que certifica as competências adquiridas através do Youthpass, uma ferramenta ao dispor dos participantes em projetos financiados pelo Programa Erasmus+ Juventude em Acção e que descreve aquilo que fizeram bem como, aquilo que aprenderam.

A Câmara Municipal de Vizela assume neste projeto a missão de envio de um(a) voluntário (a), assegurando a preparação e um acompanhamento personalizado, desde a fase de candidatura até ao regresso de França em outubro de 2019.

Todos os projetos ao abrigo do programa Serviço Voluntário Europeu garantem, alojamento, alimentação, viagem internacional, transportes locais, seguro de saúde, bolsa mensal, apoio e mentoria.