INICIOU INTERVENÇÃO DA SEGUNDA FASE DE REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE DAS TERMAS

No seguimento da intervenção efetuada em 2020, de requalificação das margens e leito do rio Vizela, iniciaram esta semana os trabalhos da segunda fase da requalificação das margens e leito do rio Vizela, no Parque das Termas, através da construção de um muro, no seguimento e mesmos moldes do que foi executado na primeira fase.

De relembrar que a primeira fase da requalificação das margens e leito do rio Vizela foi executada em 2020 e resultou do contrato assinado com a Agência Portuguesa do Ambiente, IP, para execução da “Empreitada de desobstrução do troço do rio Vizela, entre a interceção da Ribeira de Sá com o Rio Vizela e a Ponte Romana” da bacia hidrográfica RH2 Cávado, tendo esta obra sido apoiada parcialmente pela APA, I.P. em € 50.000,00.

Esta segunda fase da requalificação das margens e leito do rio Vizela insere-se no projeto de Requalificação das Margens do Rio Vizela e Ribeira de Sá – Construção de Passadiços | Rio Vizela e da Ribeira de Sá, que deverá estar concluída até ao final do ano, resultado da aprovação da candidatura apresentada ao COMPETE 2020 – EIXO 7 REACT – FEDER, no valor de 1 743 812,46 €, com uma comparticipação de 1 285 000,00 €.

Ainda em 2019, foi efetuada a maior revitalização do Parque das Termas de Vizela das últimas décadas, em especial no Monte do Parque, em conjunto com a Companhia de Banhos de Vizela e a União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João, que se traduziram na reconversão da área ocupada com vegetação de crescimento rápido e espontâneo, convertendo-a numa área perfeitamente integrada no panorama geral do Parque das Termas. A intervenção incluiu ainda o aumento da área arbórea, a valorização da estrutura de caminhos, a criação de uma plataforma multiusos que possibilite a concentração de pessoas e ocorrência de atividades lúdicas e de entretenimento, a recuperação do edifício antigo anexo ao tanque principal e a recuperação do coreto.

Em 2020, e no seguimento do trabalho desenvolvido em parceria com a União de Freguesias de Caldas de Vizela S. Miguel e S. João, foi executada a recuperação do lago, a colocação de novas mesas de granito, o reforço do sistema de rega, a reorganização da condução das águas pluviais e a recuperação do campo de ténis.

Em 2020, e pelo seu enorme valor patrimonial natural e histórico, bem como pelo excelente estado de conservação, a Associação Portuguesa de Jardins Históricos decidiu integrar no seu inventário o Parque das Termas de Vizela, atribuindo-lhe formalmente o estatuto de “Jardim Histórico”.

Assim, e ao longos dos últimos anos, a Câmara Municipal tem apostado na requalificação das margens e leito do rio Vizela e na recuperação, requalificação e revitalização do Parque das Termas, no sentido de os devolver a Vizela e aos Vizelenses.