INvizela conquista 2.º lugar na Expo Empresas Júnior

A turma 9º E do Agrupamento de Escolas de Infias, orientada pela professora Filomena Jarmelo, conquistou o 2.º lugar na Expo Empresas Júnior, que teve lugar no passado sábado, em Vila Nova de Famalicão.

A Expo Empresas Júnior foi uma iniciativa integrada no projeto IN.AVE – Rede de Empreendedorismo do Ave, promovido pela CIM do Ave, em articulação com a Câmara Municipal de Vizela, e que foi o culminar do programa “Sensibilização para o Empreendedorismo nas Escolas do Ave”.

Esta iniciativa foi um momento e um espaço onde os alunos puderam partilhar com a comunidade escolar as aprendizagens realizadas no âmbito do projeto de empreendedorismo.

Foi também um dia em que todos tiveram a oportunidade de partilhar ideias, projetos e produtos. Foi um espaço de aprendizagem e a confirmação de que esta primeira edição do projeto valeu, efetivamente, a pena.

No contexto atual de enorme incerteza perante os desafios do futuro, precisamos de incutir nos nossos jovens alunos valores e atitudes diferentes, onde a criatividade, o dinamismo e a capacidade de arriscar são fundamentais.

Estes projetos são determinantes, pois ajudam a demonstrar, em ambiente escolar, que é possível fazer, testar, inovar e criar. Naturalmente, que não se pretende que alunos do 7º, 8º ou 9º ano criem os seus próprios negócios. Pretende-se, sim, que eles estejam despertos para as novas realidades, que no futuro, quando se depararem com novas situações, possam responder de modo afirmativo  e empreendedor.

No final da Expo Empresas Júnior, foram apurados os três finalistas, a saber:

1º lugar: GuimaFood

Município de Guimarães, turma 8º E do Agrupamento de Escolas Professor João de Meira, professora Manuela Nunes.

2º lugar: INvizela

Município de Vizela, turma 9º E do Agrupamento de Escolas de Infias, professora Filomena Jarmelo.

3º lugar: Cromave

Município de Vieira do Minho, turma 8º C do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, professora Carla Álvares.