Loja Interativa de Turismo de Vizela marca nova fase na promoção turística local

A Loja Interativa de Turismo de Vizela foi ontem inaugurada, passando a integrar uma rede regional de espaços interativos, tendo em vista a potenciação económica e social da região no seu todo, ligando o concelho 24 horas por dia à rede da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A Loja Interativa de Turismo de Vizela tem um conjunto de valências tecnológicas e interativas, que permitem através de um toque viajar não só pelo Concelho, mas também por toda da região do Porto e pelo Norte de Portugal.

A Loja Interativa de Vizela integra um novo conceito de lojas, uma evolução no que diz respeito à inovação e à otimização do acesso à informação, onde o turista pode ser participante ativo: com um só clique, pode estar em qualquer zona da região, assim como, qualquer turista que esteja noutro concelho da região pode também aceder a toda a informação sobre o nosso Concelho. De forma fácil e intuitiva, é possível, a quem vem de fora, ficar rapidamente a conhecer Vizela: onde dormir, comer, o que visitar, os pontos turísticos, enfim, conhecer a história e a identidade do nosso Concelho.

Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara realçou a localização da loja, num edifício emblemático para o Concelho de Vizela, inaugurado em 1969, pelo presidente da Junta de Turismo de Vizela, Manuel Alves Machado da Fonseca e Castro, afirmando que ‘a nova Loja Interativa de Turismo de Vizela vai, não apenas marcar uma nova fase na promoção turística local, como irá integrar a nova lógica de promoção turística regional e nacional.’

Nesta Loja, munícipes e turistas podem usufruir de uma multiplicidade de valências, desde um mapa interativo com pontos de interesse, roteiros interativos temáticos e visitas virtuais, vídeos promocionais, entre outros. Foi ainda instalada uma promotora virtual, na Rua Dr. Abílio Torres, onde toda a informação pode ser consultada 24 horas por dia.

De destacar ainda os principais eixos turísticos de Vizela destacados na Loja Interativa de Turismo, a saber: as Termas de Vizela, o Parque das Termas, o Bolinhol, a Ponte Românica, o S. Bento das Peras, o vinho verde e a classificação de CittaSlow.

De relembrar que a Loja Interativa de Turismo de Vizela resultou da aprovação da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Vizela à Rede de Lojas Interativas de Turismo (ON2, Eixo 2 – Valorização Económica dos Recursos Específicos), num investimento elegível total de 188.146,35€, com a comparticipação comunitária de 159.924,40€.

Resultado de uma parceria com a Entidade Regional de Turismo – Porto e Norte de Portugal, esta loja passa agora a integrar uma rede regional de espaços interativos, tendo em vista a potenciação económica e social da região no seu todo, com base nas linhas orientadoras definidas no documento “Norte 2015”.