Plano Municipal de Emergência

 

SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO CIVIL



A sociedade contemporânea está exposta, diariamente, a um conjunto de riscos que, de acordo com as causas que estão na sua origem, podem ser classificados em riscos naturais, antrópicos ou mistos. Estes são responsáveis por os mais diversos danos para as populações.
 
O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC) para o Concelho de Vizela define, assim, as orientações relativas ao modo de atuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de proteção civil. Em suma, o pretendido com este plano é organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias à resposta de uma situação de acidente grave ou catástrofe, permitindo antecipar os cenários que poderão estar na sua génese, definindo a estrutura organizacional e os procedimentos de resposta à mesma situação. Contribuindo, deste modo, para a minimização dos efeitos nefastos que poderiam advir de uma situação de acidente grave ou catástrofe, bem como para a reposição da vida normal das populações afetadas.
 
Documentos do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Vizela
  

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Vizela – foi aprovado na reunião ordinária da Comissão Nacional de Proteção Civil, realizada no dia 18 de maio de 2017, com a seguinte orientação:

– Aprovado, com revisão regular, ao fim de 5 anos após a sua entrada em vigor, com a publicação da Resolução nº 3/2017 da Comissão Nacional de Proteção Civil em 25 de outubro de 2017 em Diário da República, 2ª série).