PRESIDENTE DA CÂMARA ASSINOU PROTOCOLO COM BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (PIPA)

O Presidente da Câmara Municipal e o Presidente da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela assinaram o protocolo de atribuição de apoio financeiro, de acordo com a deliberação da reunião do executivo municipal, no valor de € 10.000,00 no âmbito do Projeto de Intervenção sobre Prevenção de Acidentes (PIPA), para no ano letivo de 2023-2024, nos Agrupamentos de Escolas de Vizela, para ministrar formação aos alunos de suporte básico de vida e sobre as formas de prevenir acidentes.

De relembrar que o PIPA é um projeto de intervenção para a comunidade escolar que visa, essencialmente, o aumento da literacia nos alunos do concelho de Vizela, no âmbito da aquisição e aplicação das diversas técnicas em primeiros socorros, incentivando a sua intervenção enquanto cidadãos ativos, de uma forma que se pretende orientada e desenvolvida em conjunto com os mais variados intervenientes da comunidade educativa.

Porque acreditamos que as crianças podem ser aliados fundamentais na disseminação do conhecimento sobre primeiros socorros, e para além de entenderem como são ativados os meios de socorro e quais os meios existentes, podem adquirir também a competência de saber atuar em conformidade com a emergência detetada, foi implementado nas escolas do 1º ciclo do concelho, o projeto PIPA – Projeto de Intervenção sobre Prevenção de Acidentes,  que tem como finalidade capacitar os alunos e docentes no âmbito da prevenção de acidentes, mais concretamente, promover a ação em caso de PCR no domicílio e/ou via pública bem como ação em situações de emergência mais ou menos graves.

As ações desenvolvidas, foram efetuadas em estreita parceria com a Câmara Municipal de Vizela, a Saúde Escolar do CS de Vizela, os Bombeiros Voluntários Vizela, o centro de formação Qualifica de Vizela, os dois Agrupamentos de Escola (Vizela e S. Bento) e os alunos do curso profissional de técnico de apoio psicossocial.

Com a atribuição destes apoios, a Câmara Municipal pretende reconhecer a importante missão que é desempenhada pelos Bombeiros de Vizela, em prol da qualidade de vida das populações e do desenvolvimento do nosso Concelho.