PRESIDENTE DA CÂMARA ASSINOU PROTOCOLOS COM CCR RAÚL BRANDÃO DE INFIAS

O Presidente da Câmara Municipal, Victor Hugo Salgado, e o Presidente do CCR Raúl Brandão de Infias, Rui Oliveira, assinaram o protocolo de concessão de apoio financeiro para a beneficiação do complexo desportivo, através da concessão de transferência de € 7.719,66.

Este apoio destina-se à requalificação de todo o complexo desportivo, nomeadamente, a instalação de 13 painéis fotovoltaicos de autoconsumo e inversor, e uma bomba de calor de alta eficiência e depósito de águas quentes sanitárias de 1.000 litros, para apoio aos balneários/vestiários do complexo desportivo.

De relembrar que o Município de Vizela, desde 2017, já atribuiu apoios financeiros à construção, melhoramento e conservação das instalações do complexo desportivo do Centro Cultural e Recreativo Raúl Brandão, no montante total de € 448.454,28, ao qual acresce agora mais € 7.719,66, perfazendo, assim, um montante total de € 456.173,94 atribuído pelo Município de Vizela ao Centro Cultural e Recreativo Raúl Brandão para supra referido complexo desportivo.

Foi ainda assinado o protocolo de concessão de apoio financeiro para o desenvolvimento e realização das atividades regulares de formação desportiva, no montante de €17.135,00, tratando-se de um reforço da verba atribuída relativa à época 2022/2023, de €7.975,00, o que perfaz um total de €25.110,00.

De realçar que o Centro Cultural e Recreativo Raúl Brandão foi fundado em 1980 e tem um grande movimento associativo, desenvolvendo várias atividades durante o ano para os seus sócios e simpatizantes, tais como, torneios e encontros. O Centro Cultural e Recreativo Raúl Brandão tem 8 grupos/equipas, que praticam a modalidade de futebol, representando todos os escalões, tendo como principal referência, a equipa sénior a competir no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão – Série E, da Associação de Futebol de Braga, sendo que todos os outros escalões estão a competir nos Campeonatos Distritais, da Associação de Futebol de Braga, abrangendo um universo de cerca de 250 atletas.

No seguimento da estratégia e os objetivos definidos no programa Vizela Cidade Desportiva, o Município de Vizela tem implementado um conjunto de medidas necessárias à execução de políticas que visem o desenvolvimento e o crescimento da prática desportiva e pretende ver criadas condições de excelência para a prática do desporto no Concelho.

Assim, nos últimos seis anos, a Câmara Municipal fez o maior investimento de sempre na construção e/ou requalificação e melhoria de instalações desportivas, através da construção de cinco campos sintéticos, recuperação de três pavilhões desportivos, assim como apoiou as associações desportivas no nas suas instalações desportivas, num investimento de cerca de 4 milhões de euros, com o objetivo de tornar Vizela uma cidade cada vez mais desportivamente eclética.

Não podemos esquecer o financiamento às associações desportivas para o desenvolvimento das suas atividades regulares, através da adoção, desde o início deste mandato, de novos critérios objetivos, apostando numa política desportiva mais transparente e de acordo com os recursos disponíveis, sendo que, atualmente, a Câmara Municipal atribui cerca de 225 mil euros às associações desportivas, tendo já atribuído, nos últimos eis anos, 1 milhão e 350 mil euros, num total de 1 494 atletas apoiados.

De realçar ainda a grande aposta que a Autarquia tem efetuado na promoção de eventos desportivos, não apenas ao nível municipal, mas também regional e nacional, e que se traduzem numa verdadeira mais-valia para o Concelho, dinamizando Vizela, não só a nível desportivo, mas também ao nível do comércio e restauração.

Consciente da importância que o movimento desportivo representa para a comunidade, num Concelho muito rico nas mais diversas modalidades, a Câmara está, assim, a implementar uma nova política desportiva, com o objetivo de tornar Vizela uma cidade cada vez mais desportiva.