PRESIDENTE DA CÂMARA VISITOU OBRAS DO COMPLEXO DESPORTIVO DO CCD SANTA EULÁLIA

O Presidente da Câmara Municipal, acompanhado pelos Vereadores do Executivo, visitou esta tarde as obras do complexo desportivo do CCD Santa Eulália, tendo em vista a ampliação daquele complexo e a duplicação da sua capacidade desportiva.

De destacar que a Câmara Municipal considera fundamental para o desenvolvimento estratégico, enriquecer a qualidade das instalações desportivas locais, pelo que tem implementado um conjunto de medidas necessárias à execução de políticas que visem o desenvolvimento e o crescimento da prática desportiva, assim como ver criadas condições de excelência para a prática do desporto no Concelho.

O apoio à construção e/ou requalificação e melhoria de instalações desportivas é uma dessas medidas, pelo que é fundamental a realização desta obra na freguesia e no futuro complexo desportivo, sendo que a ampliação do mesmo permitirá criar melhores condições para fixar jovens da freguesia e o aumento exponencial de praticantes, principalmente camadas jovens e contribuirá para atrair população para a prática desportiva, sensibilizando-a para os benefícios que a mesma promove na saúde e na sua integração social.

De realçar que o Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália é a associação mais representativa da vila de Santa Eulália, conta com um projeto desportivo com mais de 20 anos, com 172 atletas federados na Associação de Futebol de Braga, distribuídos pelo departamento sénior e juvenil, sendo objetivo da Associação tornar-se um dos principais pilares na formação, captar mais jovens/atletas para a prática do futebol e manter/fixar os atuais, assim como, consolidar enquanto instituição desportiva como parceiro fundamental do município, junta de freguesia e outras associações desportivas do concelho na formação e desenvolvimento desportivo.

Neste seguimento, a Câmara Municipal aprovou a atribuição de apoio financeiro de € 50.000,00 ao Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália, para a ampliação do complexo desportivo.

De relembrar que, dando sentido a uma estratégia de desenvolvimento desportivo municipal, a Câmara Municipal implementou o Vizela Cidade Desportiva, um plano de intervenção que assenta essencialmente na promoção do desporto em todas as Freguesias e para todo o Território, para todas as Pessoas e para todas as Idades e para todos os Clubes e para todas as Associações.

O programa, que prevê um investimento global em infraestruturas em 4 anos de cerca de 2,2M€, assenta em 5 eixos de intervenção, com destaque para o investimento nas instalações desportivas, com a construção de 4 campos sintéticos nas freguesias, a construção de uma ciclovia e a requalificação de dois pavilhões desportivos.

Este plano enfatiza ainda o financiamento ao associativismo desportivo, com um novo regulamento, com critérios objetivos na atribuição de apoios às instituições desportivas.