Projeto “Garrafina” vence segunda edição do Concurso de Ideias Municipal de Vizela

Do Concurso de Ideias realizado ontem, dia 20 de abril, na Casa das Coletividades de Vizela, saíram três equipas premiadas, todas da Escola Secundária de Vizela, a saber:

– 1º Prémio – Projeto “Garrafina”, das alunas Ana Isabel Machado, Ana Rita Machado e Cláudia Sampaio;

– 2º Prémio – Projeto “Os Esticadinhos”, das alunas Sónia da Silva, Liliana Fernandes e Fátima da Cunha;

– 3º Prémio – Projeto “Pequeno Bolinhol” das alunas Ana Mendes, Diana Mota e Diana Ribeiro.

O projeto vencedor propõe a conceção de uma garrafa reutilizável, com a particularidade de se poder compactar quando vazia. Esta proposta, além de uma resposta a uma necessidade particular de quem se desloca com garrafas de água, para o trabalho ou outro local, constitui também uma mais-valia em termos ambientais e económicos.

De relembrar que dos 22 projetos a concurso – da Escola Básica e Secundária de Infias, Escola Secundária de Vizela e Escola Profissional Cenatex de Vizela – foram apurados 10 projetos para esta final municipal, da qual a equipa que saiu vencedora irá, agora, representar o nosso concelho na final supramunicipal, a realizar no próximo dia 6 de junho, em Cabeceiras de Basto.

O júri foi constituído por um representante da Câmara Municipal, um representante da CIM do Ave, um representante da GesEntrepreneur, um representante da ACIV e o vencedor do prémio de empreendedorismo da Gala da Rádio Vizela, o estilista Luís Carvalho.

Todos os projetos primaram pela criatividade e inovação, pelo que a seleção dos premiados foi uma tarefa difícil, tendo assentado essencialmente na viabilidade e funcionalidade das propostas a concurso, sendo que todas elas tinham um impacto ambiental, económico e/ou social muito positivo para o concelho e para a região do Ave.

A Câmara Municipal de Vizela congratula-se, por isso, pelo sucesso de mais esta iniciativa de promoção do empreendedorismo, que contou com o grande empenho de alunos e professores do concelho.